29 junho 2011

Resenha: Neal's Yard Remedies Rejuvenating Frankincense Facial Wash

Sempre tento usar cosméticos até o final e dentro do prazo de validade, e para isso acontecer é essencial comprar tendo certeza (tanto quanto possível) de que eles vão dar certo. Só que fazer encomendas online sem ter como experimentar antes numa loja concreta dificulta bastante a tarefa... A solução mais simples é procurar comprar miniaturas ou amostras antes — se um produto não me agradar, eu fico menos chateada porque não gastei tanto dinheiro, e fico menos culpada se acabar não usando.

Um cosmético orgânico que estou adorando é justamente uma miniatura que deu muito certo. Na foto abaixo vocês vão ver então a versão de 50ml do Rejuvenating Frankincense Facial Wash (Loção de Limpeza Facial Rejuvenescedora de Olíbano), da Neal's Yard Remedies. Essa versão reduzida faz parte de um conjunto chamado Rejuvenating Frankincense Skincare Essentials, que contém também outros 2 produtos em miniatura e uma bolsinha feita de algodão. Já a embalagem em tamanho normal vem com 100ml e custa £15,80. O site da marca (http://www.nealsyardremedies.com/) entrega no Brasil, mas o frete começa em £45,00. A minha encomenda foi feita na loja Bath & Unwind, com um frete bem mais em conta.

Rejuvenating Frankincense Facial Wash (miniatura), da Neal's Yard Remedies
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

O Rejuvenating Frankincense Facial Wash faz parte da Rejuvenating Frankincense Face Care Collection, uma linha anti-idade. O olíbano, uma resina aromática extraída de árvores do gênero Boswellia, foi escolhido como ingrediente-chave por suas propriedades regeneradoras, hidratantes, curativas e antienvelhecimento.

A embalagem tem a elegância típica dos frascos da Neal’s Yard Remedies. A versão de 50ml vem numa garrafinha de plástico azul-escuro com tampa preta, já o frasco em tamanho normal (100ml) é ainda mais bonito, de vidro também azul-escuro, com uma válvula pump preta.

O produto é uma loção de limpeza facial com enxágue, o que eu acho ótimo, porque não gosto muito do ritual de limpar o rosto usando gaze ou algodão e sem jogar água em seguida. A consistência desse cosmético bege-claro é de uma loção cremosa, que em contato com o rosto molhado vira uma espécie de leite de limpeza. Rende bastante e não forma espuma. Incluí uma gota na foto para dar uma ideia da cor e da textura. Essa foto aumenta, basta clicar nela e usar o zoom.

Eu tenho pele mista e estou muito feliz com o resultado. O Rejuvenating Frankincense Facial Wash realmente limpa sem ressecar, deixando uma sensação e uma aparência de pele fresca e bem tratada, conforme prometido na embalagem.

O cheiro dessa loção de limpeza facial é diferente, um pouco cítrico e bem balsâmico, uma combinação muito agradável dos aromas de olíbano, calêndula e tangerina, entre outros óleos e extratos vegetais. Volta e meia eu abro o meu frasquinho só para cheirar de novo! Não é nada adocicado, e depois do enxágue fica bem suave; acho que pode ser aprovado também por homens que gostam de se cuidar.

Copiei abaixo a lista de ingredientes:

Helianthus annuus (sunflower) seed oil*, aqua (water), sodium cocoamphoacetate, Simmondsia chinensis (jojoba) seed oil*, lauryl betaine, Prunus amygdalus dulcis (almond) oil*+, Prunus armeniaca (apricot) kernel oil*+, glycerin*, cetearyl glucoside, alcohol denat.*, Calendula officinalis flower (marigold) extract*, Daucus carota sativa (carrot) root extract*, sodium hyaluronate, Aloe barbadensis (aloe vera) leaf juice powder*, Boswellia carterii (frankincense) oil, Citrus nobilis (mandarin) peel oil expressed*, Citrus bergamia (bergamot) peel oil expressed*, tocopherol, xanthan gum, citric acid, citral, citronellol, limonene, linalool.

* Organically produced ingredient. + Nut-based ingredient. Natural constituent of essential oils listed. Made with 87% organic ingredients. This is a vegan product.

Nada de parabenos, fragrâncias sintéticas, ingredientes geneticamente modificados, testes em animais, silicones, ftalatos, nanopartículas, óleo mineral, EDTA, propilenoglicol, carbômero, DEA, acrilatos, BHT, conforme essa página no site da NYR: “We Believe In Safe Cosmetics”.

Além do fato de ser 87% orgânico, uma das informações que mais me chamaram a atenção no Rejuvenating Frankincense Facial Wash foi a menção “3M” que aparece no rótulo, dentro de um desenho de um potinho com a tampa aberta, logo acima do selo Soil Association Organic. O que está escrito dentro dessa ilustração de potinho aberto denota o número de meses dentro dos quais o fabricante tem certeza de que o produto manterá seu frescor, uma vez que a embalagem tenha sido aberta — no caso, 3 meses, que para mim vão cair na segunda quinzena de setembro. Mais à direita, embaixo do código de barras, aparece a informação “BBE 03/13”, ou seja, o prazo de validade expira em março de 2013, mas isso se refere apenas ao frasco que não tenha sido aberto.

Escrevi para o SAC da Neal's Yard Remedies perguntando a razão para o número tão pequeno de meses, e recebi uma resposta em pouquíssimo tempo. Conforme a quantidade de conservantes vai sendo diminuída, a validade de alguns produtos também se reduz, especialmente se eles não forem ficar em lugares frescos. Foi o caso do Rejuvenating Frankincense Facial Wash, que além disso contém uma grande quantidade de óleos vegetais (de girassol, jojoba, amêndoa-doce e damasco, em ordem decrescente). Após os 3 meses indicados, o produto deve começar a perder a eficácia aos poucos. Alterações no aroma ou na aparência significam que o cosmético estará passado.

Um período de 3 meses pode parecer curto para usar um frasco inteiro de 100ml, mas eu fiquei satisfeita com os motivos. E uma forma de evitar desperdício seria dividir o conteúdo com alguém desde o começo. Quando o meu estiver acabando, com certeza haverá reposição.

ATUALIZAÇÃO, 23/03/2012: Há alguns dias, uma leitora tentou comprar produtos da NYR na Bath & Unwind e foi informada de que essa loja não pode mais enviar produtos dessa marca para fora do Reino Unido. Uma boa alternativa é a Feel Unique, que trabalha com praticamente todos os produtos da Neal's Yard e entrega no Brasil.

ATUALIZAÇÃO, 25/06/2013: Infelizmente, em 2013 a Neal's Yard parou de disponibilizar seus produtos em lojas multimarcas virtuais. Quem quiser adquiri-los online passou a contar somente com a loja do site da própria marca, que entrega aqui no Brasil mas cobra o frete alto mencionado no texto. A forma de contornar esse problema seria comprar vários produtos no mesmo pedido, diluindo assim o valor do envio.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: óleo de rosa mosqueta Rosehip Oil, da Neal's Yard Remedies”
“Resenha: creme para os olhos Echium Anti-ageing Eye Cream,da Pai Skincare”
“Resenha: Sabonete Cupuaçu e Shampoo Sólido Castamuru, da Fefa Pimenta”
“Resenha: Sabonete de Calêndula, da Ewé”
“12 ingredientes que devem ser evitados”

6 comentários:

Yumi disse...

Oi Michelle

Tipo assim... o meu Wild Rose Moisturer FPS30 expira em 3 meses, é isso?! TOW PASSADA! Pq é caro pra burro!

Mas acho que como filtro solar deve servir ainda, já que o oxido de zinco é inorgânico.
Chegou em 4 meses e continuya igual... deveriam ter uma versão menos pra ele, pq 50g de produto em 3 meses é meio dificil de acabar...

Michelle C. disse...

Não, Yumi, o seu filtro solar deve durar mais, 3 meses de prazo para usar é o caso específico do Rejuvenating Frankincense Facial Wash. Eu já comprei outros produtos da Neal's Yard - inclusive dessa linha Frankincense - e os prazos variavam, alguns eram de 12 meses. Olha o verso da embalagem do seu Wild Rose Daily Moisture FPS 30 e procura uma imagem de potinho com tampa aberta. O número que aparecer dentro desse desenho corresponde ao número de meses em que o produto está válido após ter começado a ser usado.

Yumi disse...

Danou-se Michelle! 3 meses!

E agora? Deswcarto, continuo usando como FPS, pra mim está aparentemente normal...

Vou passar numa area tipo atras da orelha pra ver se não dá reação estranha...

Tem metado do frasco ainda... o que faço da vida, heeeelp?!

Michelle C. disse...

Yumi, fiquei surpresa de saber que a indicação é de usar esse filtro solar em até 3 meses também!... Tem gente que vê a questão assim: esse prazo é o que dá a maior segurança possível, mas ao mesmo tempo não significa que após esse período o produto estará necessariamente ruim, então poderia continuar sendo usado enquanto o cheiro e a aparência ainda estiverem normais.

Eu acho que se você optar por continuar usando você precisa ficar observando o cheiro, a cor e a textura com muito cuidado, e sem extrapolar demais o prazo de uso, né?

Yumi disse...

Então Michelle - na industria o prazo de validade é uma coisa burocrática... mas acho que deve ser levado mais a sério em produtos orgânicos pela ausencia de conservantes....

me parece igual mas pelo que marido explicou, passou do prazo de validade não significa que ele fique totalmente imprestável... ele fica com 90% de eficacia em relação aos ingredientes naturais (já que oxido de zinco é inorgânico.... nesse ponto ele continua agindo) seria caso de descarte se apresentasse alterações em cheiro/textura ou começar a dar problema na pele....

Só que né a Nel's Yard tem knowhow mais do que sufiente e poderia colocar um sorbato de potássio, Grapefruit Extract, melaleuca... pra aumentar esse prazo, ele já tem tantos OEs que acredito que a melaleuca não iria interferir, ou mesmo o sorbato de potassio.... que dá textura cremosa ao entrar... e ele já é em creme...

estou bem perplexa com isso!

Michelle C. disse...

Yumi, também não sei por que não foi usado sorbato de potássio nesse filtro solar, ainda mais porque eu já vi esse conservante em outros bons produtos da Neal's Yard. De repente é o caso de perguntar para o SAC da marca, eles devem ter alguma explicação.