quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Resenha: xampus e condicionadores da John Masters Organics

Quando comecei a escrever o Tantas Plantas, um dos primeiros produtos que eu quis comentar foi o Citrus & Neroli Detangler (algo como Desembaraçador de Cítricos e Néroli, em português), um condicionador que também pode ser usado sem enxágue, da marca americana John Masters Organics. Só não fiz isso antes porque o frasco que estava em uso aqui em casa já estava abaixo da metade, então resolvi adiar a resenha para quando chegasse a reposição e assim poder fazer uma foto melhor.

Citrus and Neroli Detangler, da John Masters Organics
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Resumindo numa única frase, é sem exagero o melhor condicionador e o melhor leave-in que eu já usei. Sendo que eu já experimentei uma quantidade enorme de produtos, de várias faixas de preço e várias marcas, das mais artificiais às mais orgânicas, passando por muitas ditas naturais que ficam num meio-termo. O Citrus & Neroli Detangler está em conformidade total com os padrões atuais do que seria desejável em cosméticos orgânicos, ao mesmo tempo em que dá um resultado excelente.

Meu cabelo é naturalmente preto e liso, com grau de oleosidade normal e fios nem especialmente grossos e nem particularmente finos. Gosto de lavar o cabelo todos os dias de manhã, e quando o verão do Rio está no auge também molho o cabelo no banho da noite e nos banhos extras, se forem necessários. Nunca uso secador. Geralmente deixo os fios crescerem até pouco abaixo dos ombros e antes de conhecer o Citrus & Neroli Detangler era comum descobrir um monte de nós de tempos em tempos, mas hoje em dia esses nós terríveis raramente aparecem. Uma quantidade do tamanho de uma moeda de cinquenta centavos desse condicionador é suficiente para desembaraçar tudo, com a maior facilidade, usando apenas os dedos, durante o banho mesmo.

O cabelo fica macio, solto e saudável. Muitas vezes aplico uma segunda porção do Citrus & Neroli Detangler como leave-in, nos fios ainda úmidos mas já penteados. Nesse caso, a quantidade é até menor, equivalente a um amendoim, e isso é o bastante para passar da metade para as pontas. Esse reforço nunca deixa o cabelo pesado, simplesmente o torna ainda mais hidratado.

O produto tem cor de marfim e um cheiro incrível, que surge da mistura de óleos essenciais de toranja (grapefruit), limão, néroli, elemi e capim-limão. Evoca algum tipo de sobremesa cítrica cremosa. Não fica intenso demais e não é enjoativo, na minha opinião. A consistência não é muito densa, o que permite que o condicionador seja espalhado nos fios sem esforço. A embalagem é bem minimalista e neutra, feita de plástico reciclável esbranquiçado e fosco, ao mesmo tempo flexível e resistente, com tampa preta.

Gosto muito de alternar com outro condicionador da John Masters Organics, o Rosemary & Peppermint Detangler (Desembaraçador de Alecrim e Hortelã-pimenta). A composição é bastante semelhante, porém não deve ser usado como leave-in por causa do óleo essencial de hortelã — apesar de ajudar a regular a oleosidade e a evitar irritação no couro cabeludo quando usado como condicionador com enxágue, se deixado no cabelo e no couro cabeludo por um tempo longo pode acabar justamente deixando a pele irritada.

A cor desse produto é branca e a consistência é um pouco menos líquida. O efeito nos fios é bem semelhante ao do Citrus & Neroli Detangler, e vai até um pouco além, deixando uma deliciosa sensação refrescante. E o aroma do Rosemary & Peppermint Detangler é extremamente agradável, uma combinação leve e revigorante de óleos essenciais de hortelã-pimenta, alecrim, rosa, gerânio, hortelã-das-hortas e nardo.

Copio as listas de ingredientes logo a seguir. Hoje não incluí os termos traduzidos em português porque este será um texto bem extenso, mas se alguém sentir falta posso fazer isso na seção de comentários.
Citrus & Neroli Detangler: Aloe barbadensis (aloe vera leaf juice) gel*, aqua (water), behentrimonium methosulfate, cetearyl alcohol, panthenol (vitamin B5), hydrolyzed soy protein, wheat amino acids, sorbitol, Simmondsia chinensis (jojoba) seed oil*, Cocos nucifera (coconut) oil*, Helianthus annuus (sunflower) seed oil*, lecithin, tocopherol, glycerin, citric acid, Citrus grandis (grapefruit) peel oil*, Citrus medica limonum (lemon) peel oil*, Citrus aurantium dulcis (neroli) flower oil*, Canarium luzonicum (elemi) gum nonvolatiles*, Cymbopogon shoenanthus (lemongrass) oil*, sodium benzoate, potassium sorbate, Arnica montana (arnica) flower extract*, Camellia sinensis (white tea) leaf extract*, Chamomilla recutica (chamomile) flower extract*, Calendula officinalis (calendula) flower extract*, Equisetum hiemale (horsetail) leaf/stem extract*, Foeniculum vulgare (fennel) seed extract*, Lonicera caprifolium (honeysuckle) flower extract, Linum usitatissimum (flaxseed) seed oil*, Borago officinalis (borage) seed oil*, sodium hyaluronate (hyaluronic acid), sulfur. Made with 17 certified-organic ingredients.
* NOP certified organic.
Rosemary & Peppermint Detangler: Aloe barbadensis (aloe vera leaf juice) gel*, aqua (water), behentrimonium methosulfate, cetearyl alcohol, panthenol (vitamin B5), hydrolyzed soy protein, wheat amino acids, sorbitol, Simmondsia chinensis (jojoba) seed oil*, Cocos nucifera (coconut) oil*, Helianthus annuus (sunflower) seed oil*, lecithin, tocopherol, glycerin, citric acid, Citrus mentha piperita (peppermint) leaf oil*, Rosmarinus officinalis (rosemary) leaf oil*, Rosa damascena (rose) flower oil*, Pelargonium graveolens (geranium) flower oil*, Mentha spicata (spearmint) leaf oil*, Nardostachys jatamansi (spikenard) leaf oil*, sodium benzoate, potassium sorbate, Arnica montana (arnica) flower extract*, Camellia sinensis (white tea) leaf extract*, Chamomilla recutica (chamomile) flower extract*, Calendula officinalis (calendula) flower extract*, Equisetum hiemale (horsetail) leaf/stem extract*, Foeniculum vulgare (fennel) seed extract*, Lonicera caprifolium (honeysuckle) flower extract, Linum usitatissimum (flaxseed) seed oil*, Borago officinalis (borage) seed oil*, sodium hyaluronate (hyaluronic acid), sulfur. Made with 18 certified-organic ingredients.
* NOP certified organic.
Já os meus xampus preferidos são o Bare Unscented Shampoo for All Hair Types (algo como Xampu “Despido” e Sem Perfume para Todos os Tipos de Cabelo) e o Lavender Rosemary Shampoo for Normal Hair (Xampu de Lavanda e Alecrim para Cabelo Normal) — os nomes são bem diretos e descritivos.

Há apenas um porém: a espuma não é igual à dos xampus convencionais aos quais eu estava acostumada. É uma espuma bem menos concentrada e menos untuosa, diferente daquela massa compacta de bolhas, às vezes quase semelhante a claras em neve, característica de tantos xampus de fármacia ou de salão de beleza. Pelo que eu tenho visto em xampus orgânicos, esse é o preço a se pagar pela ausência de parabenos, etanolaminas (DEA, MEA e TEA), lauril sulfato de sódio, corantes artificiais, fragrâncias sintéticas, petroquímicos, organismos geneticamente modificados, entre outros componentes polêmicos.

Também não é muito fácil distribuir a espuma pelo cabelo todo. Antes de tudo, é preciso agitar bem o frasco, conforme as instruções da embalagem. Depois, para produzir a espuma de um modo mais uniforme, prefiro colocar uma pequena quantidade de xampu na parte de cima da cabeça, em seguida outra pequena porção na lateral esquerda do cabelo, e mais outra na lateral direita, para só então molhar um pouco mais, massagear e enxaguar.

As doses são de fato reduzidas; após um bocado de experimentação percebi que, mesmo usando muito xampu, a espuma não fica extraordinariamente espessa. Repetir a operação costuma formar mais espuma, mas na verdade não acho necessário fazer essa segunda lavagem, porque quantidades pequenas, aplicada nas três áreas citadas, já são realmente suficientes para lavar bem o cabelo. Ou seja, embora formem menos espuma, o Bare Unscented Shampoo for All Hair Types e o Lavender Rosemary Shampoo for Normal Hair rendem mais.

E, se por um lado a experiência durante o banho não chega a ser fantástica, por outro o cabelo depois fica muito mais brilhante, limpo e nada ressecado, em comparação com os xampus comuns.

No momento o meu favorito é o Bare Unscented Shampoo, de uso diário, sem perfume e indicado para todos os tipos de cabelo. Pode parecer estranho, mas eu, que amo fragrâncias naturais, também adoro sentir o cheiro de cosméticos sem aromatizantes. A linha Bare Unscented foi lançada neste ano e contém quatro itens: xampu, condicionador, gel de banho e hidratante corporal. É voltada para pessoas com sensibilidade excessiva a fragrâncias (mesmo que naturais) e pode ser usada como base para acrescentar óleos essenciais (interessante para quem pratica aromaterapia). A embalagens são do mesmo tipo dos condicionadores, mas têm tampas brancas e letras mais claras. O xampu é totalmente incolor e transparente, como pode ser visto na foto abaixo. Possui extratos e óleos vegetais na composição, no entanto nenhum óleo essencial, ficando de fato sem qualquer aroma de plantas.

Bare Unscented Shampoo for All Hair Types, da John Masters Organics
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Também estou muito satisfeita com o Lavender Rosemary Shampoo. O efeito no cabelo é equivalente ao do Bare Unscented Shampoo, porém a embalagem tem uma coloração bem escura, que lembra café. A tampa é preta. O produto tem uma tonalidade de calda de caramelo. O cheiro é uma reunião equilibrada e simples de óleos essenciais de lavanda e de alecrim.

As listas de ingredientes completas são as seguintes:
Bare Unscented Shampoo for All Hair Types: Aloe barbadensis (aloe vera leaf juice) gel*, aqua (water), decyl glucoside, sodium lauroamphoacetate, sodium cocoyl sulfoacetate, babassuamidopropyl betaine, panthenol, guar hydroxypropyl trimonium chloride, hydrolyzed soy protein, hydrolyzed wheat protein, sodium pca, hyaluronic acid, sorbitol, arginine, serine, threonine, Linum usitatissimum (flaxseed) seed oil*, Borago officinalis (borage) seed oil*, Helianthus annuus (sunflower) seed oil*, Simmondsia chinensis (jojoba) seed oil*, Oenothera biennis (evening primrose) oil*, soy tocopherols, Symphytum officinale (comfrey) leaf extract*, Chamomilla recutica (chamomile) flower extract*, Lavandula angustifolia (lavender) flower/leaf/stem extract*, Urtica dioica (nettle) root extract*, Equisetum hiemale (horsetail) leaf/stem extract*, Achillea millefolium (yarrow) extract*, Camellia sinensis (white tea) extract*, Salix alba (willow) bark extract*, sodium benzoate, potassium sorbate. Made with 14 certified-organic ingredients.
* NOP certified organic.
Lavender Rosemary Shampoo for Normal Hair: Aloe barbadensis (aloe vera leaf juice) gel*, aqua (water), decyl glucoside, sodium lauroamphoacetate, sodium cocoyl sulfoacetate, babassuamidopropyl betaine, panthenol (vitamin B5), Lavandula angustifolia (lavender) oil*, Rosmarinus officinalis (rosemary) leaf oil*, hydrolyzed soy protein, wheat amino acids, sorbitol, Symphytum officinale (comfrey) leaf extract*, Chamomilla recutica (chamomile) flower extract*, Lavandula angustifolia (lavender) flower/leaf/stem extract*, Urtica dioica (nettle) root extract*, Equisetum hiemale (horsetail) leaf/stem extract*, Achillea millefolium (yarrow) extract*, Camellia sinensis (white tea) extract*, Salix alba (willow) bark extract*, Lonicera caprifolium (honeysuckle) flower extract, potassium sorbate, sodium benzoate, guar hydroxypropyl trimonium chloride, Linum usitatissimum (flaxseed) seed oil*, Borago officinalis (borage) seed oil*, Helianthus annuus (sunflower) seed oil*, Simmondsia chinensis (jojoba) seed oil*, tocopherol, sulfur, glycerin. Made with 15 certified-organic ingredients.
* NOP certified organic.
Para tornar tudo ainda melhor, todos esses produtos podem ser usados também em crianças, mesmo as pequenas como a minha filha de três anos — e dão resultados ótimos nela. De acordo com o serviço de atendimento ao consumidor da marca, somente não é indicado o uso do Citrus & Neroli Detangler como leave-in, pois os óleos essenciais da sua composição podem irritar a pele de pessoas tão novinhas. E deve-se ter o cuidado de não deixar a espuma dos xampus entrar em contato com os olhos, pois suas fórmulas não são do tipo “sem lágrimas”.

Embora as embalagens ainda não apresentem porcentagens, quando perguntei sobre isso o pessoal do SAC me disse que essas fórmulas têm uma proporção entre 72% e 75% de ingredientes orgânicos.

Os xampus e os condicionadores da John Masters Organics têm tudo para agradar também a homens. E podem ser usados em cabelos tingidos.

O fundador da marca, John Masters, é um cabeleireiro bem-sucedido em Nova York que se interessou por produtos orgânicos nos anos 1980, começou a se dar conta dos riscos inerentes à inalação e ao manuseio de substâncias químicas fortes no cotidiano do salão, lançou sua própria linha de cosméticos orgânicos para o cabelo no início da década de 1990 e uma linha de itens para a pele em 2001. Sua marca é uma referência de qualidade e é sempre premiada nas avaliações de revistas e sites especializados em beleza.

Uma boa forma de fazer um teste é comprar o Essential Travel Kit, um conjunto com miniaturas de 30ml dos seguintes itens: Lavender Rosemary Shampoo for Normal Hair, Citrus & Neroli Detangler, Blood Orange & Vanilla Body Wash e Blood Orange & Vanilla Body Lotion.

Os preços são bastante acessíveis nos Estados Unidos (esses produtos capilares custam US$16,00 por 236ml, com exceção do Bare Unscented Shampoo, a US$14,50, e do Travel Kit, que custa US$14,00), mas infelizmente não encontrei nenhuma loja americana que entregasse os produtos dessa empresa aqui no Brasil. Compro sempre então na Love Lula* ou na Bath & Unwind (ATUALIZAÇÃO, 31/07/2013: a Bath & Unwind parou de trabalhar com essa marca, mas felizmente a Naturisimo é uma boa alternativa), que por serem lojas inglesas têm preços um pouco mais altos, mesmo assim eu acho que valem muito a pena — sendo que é sempre útil lembrar que a Love Lula dá 15% de desconto para todos os clientes de fora da União Europeia.

Como eu adoro novidades, de vez em quando uso itens de outras empresas, mas ainda não encontrei nada que funcionasse tão bem no meu cabelo. Algumas alternativas parecem dar certo inicialmente, no entanto após mais ou menos seis lavagens a performance começa a decair, então invariavelmente volto para a John Masters Organics, e mais uma vez fico feliz por ter encontrado uma marca tão eficaz.

ATUALIZAÇÃO, 01/07/2014: Nos últimos tempos tenho usado muito o Bare Unscented Detangler, condicionador sem perfume da John Masters Organics. Como os outros, também é de uso diário e é adequado para todos os tipos de cabelo, incluindo os tingidos. A lista de ingredientes encontra-se logo abaixo:
Bare Unscented Detangler: Aloe barbadensis (aloe vera leaf juice) gel*, aqua (water), behentrimonium methosulfate, cetearyl alcohol, panthenol, hydrolyzed soy protein, sorbitol, Simmondsia chinensis (jojoba) seed oil*, Cocos nucifera (coconut) oil*, hyaluronic acid, Helianthus annuus (sunflower) seed oil*, sulfur, Linum usitatissimum (flaxseed) seed oil*, Borago officinalis (borage) seed oil*, soy lecithin, soy tocopherols, citric acid, Arnica montana (arnica) flower extract*, Camellia sinensis (white tea) leaf extract*, Chamomilla recutica (chamomile) flower extract*, Calendula officinalis (calendula) flower extract*, Equisetum hiemale (horsetail) leaf/stem extract*, Foeniculum vulgare (fennel) seed extract*, potassium sorbate, sodium benzoate. Made with 12 certified-organic ingredients.
* NOP certified organic.
Link afiliado. Mais informações em “Loja virtual: Love Lula”.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: Sabonete #49 Castanha-do-Pará 72% Bio, da Sachi”
“Resenha: Sabonete Cupuaçu e Shampoo Sólido Castamuru, da Fefa Pimenta”
“Resenha: Sabonete Argila Vermelha e Aloe Vera, da Reserva Folio”
“Resenha: Condicionador de Castanha, da Ewé”
“Resenha: condicionador Shine & Care Hair Conditioner, da Lavera”
“Novidades na estrutura do blog”

4 comentários:

Heglaé Maia disse...

q resenha grande.
Esta marca eu não conhecia. Gosto de ver seu blog pq vc mostra umas marcas orgânicas diferentes tb.
Eu comprei shampoo, condicionador e loção corporal em uma loja orgânica online brasileira, mas ainda não chegou. Quero ver se são orgânicos mesmo, mas a dona da loja garantiu q são pois tem selo da Ecocert. É da marca Arte dos Aromas.
:*
P.S: Poderia tirar a verificação de palavras dos comentários?

Michelle C. disse...

Adorei o seu comentário!

A resenha realmente ficou muito grande, inventei de falar de quatro produtos de uma só vez... Provavelmente não vou fazer outra assim tão comprida.

Depois conta o que você achou da Arte dos Aromas, eu ainda não experimentei nada de lá.

Tirei a verificação de palavras :)

Anônimo disse...

I only like one product of this brand, Shine On. All the rest is like blah. And the shampoos and conditioners contain very high in the ingredients lists ingredients that aren't that good. All those "sodium" aren't good, those are crafted pretty much in the same way that sodium lauryl-laureth sulfates, babassuamidopropyl betaine is made in the same way that cocamidopropyl betaine but switching the coconut oil for babassu oil http://chemicaloftheday.squarespace.com/todays-chemical/2009/6/21/cocamidopropyl-betaine.html
And, behetrimonium methosulfate in the conditioners is another questionable ingredient.
I've read all this in the Facebook of the owner of the blog of the link, Stephanie, who is a chemist. You can ask her about any ingredient you want to know about and she'll surely help you. http://www.facebook.com/pages/Bubble-Bee-Organic/57225504690?ref=ts

Michelle C. disse...

I like Shine On as well. Thanks for all this information and the two links.

Since December, I'm using an all-natural handmade Brazil nut oil soap that doubles as solid shampoo, from a Brazilian brand named Sachi Cosméticos Naturais (http://www.wix.com/sachi_/sachicosmeticosnaturais). I'm really happy with the results and I'm going to post a review soon.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...