quinta-feira, 12 de julho de 2012

Resenha: sabonete líquido Pyrenees Lavender with Cardamom Hand Soap, da Pangea Organics

Sabonete líquido e xampu talvez sejam os cosméticos com maior número de itens da lista de 12 ingredientes potencialmente nocivos que inaugurou este blog em junho de 2011. Algumas opções convencionais chegam a conter quase todas essas 12 substâncias de uma só vez, e até o momento não consegui encontrar nenhum produto nacional que não apresentasse nenhuma delas, mas felizmente existe o Pyrenees Lavender with Cardamom Hand Soap (Sabonete Líquido Lavanda dos Pireneus com Cardamomo), fabricado pela empresa norte-americana Pangea Organics.

Pyrenees Lavender with Cardamom Hand Soap, da Pangea Organics
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Copiei abaixo a lista de ingredientes, com os itens correspondentes em português:
Cocos nucifera (saponified organic coconut) oil / óleo de coco orgânico saponificado, aqua (purified water) / água purificada, Olea europaea (saponified organic extra virgin olive) oil / óleo de oliva orgânica extravirgem, Simmondsia chinensis (organic jojoba) oil / óleo de jojoba orgânica, tocopherol (vitamin E) / tocoferol (vitamina E), citric acid / ácido cítrico, Cannabis sativa (organic hemp) seed oil / óleo de semente de cânhamo orgânico, Citrus aurantium dulcis (organic blood orange) oil / óleo de laranja orgânica, Lavandula angustifolia (organic lavender vera) oil / óleo de lavanda orgânica, Elettaria cardamomum (cardamom) oil / óleo de cardamomo, Lavandula mailette (lavender mailette) oil / óleo de lavanda, Calendula officinalis (organic calendula) extract / extrato de calêndula orgânica, Foeniculum vulgare (organic fennel) seed extract / extrato de semente de funcho orgânico, Equisetum arvense (organic horsetail) extract / extrato de cavalinha orgânica, Althaea officinalis (organic marshmallow) extract / extrato de alteia orgânica, Trifolium pratense (organic red clover) extract / extrato de trevo-vermelho orgânico, Viola odorata (wildcrafted blue violet) leaf extract / extrato de folha de violeta-de-cheiro.
O produto é vegan, biodegradávelnão contém glúten e é certificado orgânico de acordo com o padrão NSF/ANSI 305, segundo o qual pelo menos 70% da composição é orgânica. Não contém sulfatos ou detergentes, PEGs, nenhum outro derivado de petróleo, conservantes sintéticos como parabenos, ftalatos, surfactantes, silicones, triclosano, organismos geneticamente modificados, corantes e nem fragrâncias artificiais, entre outros ingredientes questionáveis.

A embalagem é 100% feita de PET reciclado. É rígida, resistente mesmo, e elegantemente simples, toda na cor de âmbar fosco, com alguns elementos em lilás e branco — o tipo de embalagem que dá vontade de reutilizar. A válvula é diferente, um pouco maior do que as válvulas pump, e faz com que o sabonete líquido já saia em forma de espuma. Achei essa válvula excelente, permite total controle sobre a quantidade desejada. Aqui em casa, o Pyrenees Lavender with Cardamom Hand Soap durou mais do que outros sabonetes líquidos, e o fato de sair do frasco já como espuma também deve ter contribuído um bocado para esse rendimento superior.

Ao entrar em contato com a pele e água, a espuma se torna bem mais encorpada do que a amostra vista na foto acima, algo na verdade até surpreendente por se tratar de um sabonete líquido bem natural. Ela limpa eficientemente e sem ressecar, e de acordo com o site da Pangea é adequada para grávidas e crianças, e também pode ser usada como espuma de barbear. O cheiro é excelente, com cardamomo e laranja tornando o aroma predominante de lavanda ainda mais interessante e agradável. Após o enxágue, a pele fica macia e levemente perfumada.

Custa US$14 e vem com 247ml. Uma vez aberto o frasco, recomenda-se que o produto seja utilizado em até 12 meses. É uma pena que o site da Pangea não faça envios para cá, mas essa marca está disponível na Spirit Beauty Lounge, uma loja virtual de Nova York que tem um frete caro, mas que por outro lado não se altera muito, então pode valer a pena diluí-lo numa compra com vários itens, de preferência aproveitando uma das frequentes campanhas de desconto que são divulgadas para os emails cadastrados no site. Gosto muito da seleção de produtos dessa loja, há uma porção de marcas que só a SBL entrega aqui no Brasil.

ATUALIZAÇÃO, 04/10/2012: Outra loja virtual americana que também vende produtos da Pangea é a iHerb, que aliás tem um frete bem em conta e normalmente oferece muitos descontos.

ATUALIZAÇÃO, 07/05/2015: A loja virtual chinesa Cosme-de, baseada em Hong Kong, trabalha com produtos da Pangea e também faz entregas para o Brasil.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“12 ingredientes que devem ser evitados”
“Resenha: Sabonete de Massoia, da Ewé”
“Resenha: Sabonete #49 Castanha-do-Pará 72% Bio, da Sachi”
“Resenha: 3 sabonetes vegetais em barra da Reserva Folio – Andiroba, Harmonia e Despertar”
“Resenha: sabonete para barbear Skinnyskinny Organic Bar Soap Basil & Mint e Óleo de Coco Extravirgem da Copra”

4 comentários:

Heglaé Maia disse...

sabonete, shampoo e condicionador são produtos que não me animo a comprar internacionalmente pq demora muito e sao itens que acabam rápido. Acabo preferindo comprar por aqui mesmo.
Mas já tinha ouvido falar desta marca e pela sua resenha, parece muito boa.
:*

Michelle C. disse...

Pois é, conheci a Pangea no final do ano passado e tenho achado a marca bem interessante. Todos os produtos são certificados orgânicos USDA ou NSF.

E eu te entendo, é terrível ficar esperando séculos por um item que é usado todos os dias... Eu compro logo mais de um de cada vez, hoje mesmo recebi dois condicionadores John Masters Organics Bare Unscented Detangler, sendo que ainda tenho outro aqui em casa. E o pacote da Love Lula só levou 18 dias corridos para chegar, fiquei muito contente :)

Regina Giovanini disse...

Mês que vem irei aos EUA e essa é uma das marcas que está na minha lista de compras!

Michelle C. disse...

Que legal, Regina, depois você me conta que itens da Pangea você comprou e o que achou deles?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...