23 dezembro 2012

Resenha: tônico facial Uplifting Toner e chá Night Time, da Pukka

O ótimo chá de ervas Night Time foi a minha primeira compra da marca orgânica inglesa Pukka Herbs. Não tenho insônia, apenas funciono melhor de tarde e de noite, e gosto muito de tomar chá um pouco depois do jantar — geralmente de ervas, mas muitas vezes da planta do chá mesmo. (Tecnicamente, chá é infusão das folhas de uma planta específica, a Camellia sinensis, e a variedade da planta, o ambiente em que ela se desenvolve e o modo de processá-la são as variáveis que determinam as características específicas de cada um dos milhares de tipos existentes de chá preto, verde, amarelo e branco.) Quando vi que a marca havia lançado uma linha de cosméticos, escolhi o Uplifting Toner (Tônico Revitalizante) para experimentar.

Uplifting Toner, da Pukka
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Assim como as dezenas de opções de chás de ervas e suplementos vegetais da Pukka Herbs, todos os produtos da divisão Pukka Skincare são feitos com ingredientes orgânicos certificados pela Soil Association e outras instituições respeitadas. Todas as caixas são de papel de origem sustentável e certificada pelo FSC, e são impressas com tintas vegetais. Alguns cosméticos da marca vêm em bisnagas de plástico com 50ml, que são feitas de plástico reciclado (85% PCR).

O nome Pukka significa “autêntico”, “genuíno”, “da melhor qualidade” em hindi. A empresa surgiu depois que seus dois fundadores se conheceram, em 2002, e até hoje é dirigida por eles: Sebastian Pole, um terapeuta ayurvédico também versado em medicina chinesa, fitoterapia ocidental e plantio de ervas, e Tim Westwell, um empreendedor que queria abrir um negócio na ramo do bem-estar.

Todos os produtos da marca foram desenvolvidos com base no ayurveda, um conjunto de conhecimentos e práticas utilizados na medicina ayurvédica como prevenção ou tratamento, que visam manter ou recuperar o equilíbrio do indivíduo. O site tem várias páginas com informações complementares, que são uma forma de estabelecer um contato inicial com esses conceitos, desenvolvidos na Índia há cerca de cinco mil anos. Algumas das que achei mais interessantes são as seguintes:
  • Lifestyle Tips (“Dicas de estilo de vida), com dicas genéricas para melhorar a qualidade de vida.
  • Dosha Quiz (“Questionário dos doshas), com perguntas elaboradas para identificar o dosha — o humor biológico — predominante do(a) respondente. Minha classificação foi pitta.
  • Facial Energy Centres (“Centros de energia facial), com instruções para massagem facial.
O Uplifting Toner promete tonificar e hidratar, com uma ação firmadora. Ele de fato deixa a minha pele (que é mista) mais equilibrada, limpa e reanimada. É bem leve, então age apenas como complemento dos passos de limpeza e hidratação. A foto acima foi feita há dois meses, eu havia usado o produto por uns dez dias e já estava bem satisfeita com os efeitos. De acordo com a embalagem, esse tônico é indicado para todos os tipos de pele, incluindo pele sensível. Deve ser aspergido logo após a limpeza do rosto ou simplesmente para refrescá-lo, sempre que for necessário. Pode ser usado sobre a maquiagem.

Devido à recomendação de evitar a área dos olhos, borrifo o tônico duas ou três vezes na palma da mão, para em seguida passá-lo no rosto com os dedos, acho que assim dá para controlar melhor a aplicação. Também poderia usar uma bola ou disco de algodão, mas isso não é necessário e nem valeria muito a pena, pois boa parte do líquido seria absorvida pelo algodão.

Copiei abaixo a composição, 100% natural, 100% orgânica, certificada pela Soil Association e não testada em animais.
Rosa damascena (rose) flower water* / água floral de rosa*, Citrus aurantium amara (orange) flower water* / água floral de laranja*, alcohol* / álcool*, aqua / água, Calendula officinalis (calendula) extract* / extrato de calêndula*, Chamomila recutita (chamomile) flower water* / água floral de camomila*, Althea officinalis (marshmallow) root extract* / extrato de raiz de marshmallow*, Hydrocotyle asiatica (gotu kola) leaf extract* / extrato de folha de centelha asiática*.

* Organic / orgânico.
Água floral também é chamada de hidrolato ou hidrossol e é um subproduto do processo de destilação que resulta em óleos essenciais. Não é equivalente à mistura de água pura com gotas de óleo essencial que algumas empresas vendem como se fosse um hidrolato.

A combinação das águas florais de rosa, laranja e camomila no Uplifting Toner produz um cheiro muito agradável e delicado, que remete mais ao aroma de um chá de ervas e flores do que ao perfume marcante de óleos essenciais. O tônico possui uma cor amarela alaranjada bem bonita.

O produto custa £17,50 vem num frasco com 100ml, feito de vidro 100% reciclável. A validade é de 12 meses após a abertura. A válvula spray é bem-feita, confiável, e tem uma tampa de acrílico espesso. Totalmente transparente, o frasco passa uma sensação de alta qualidade. Fica numa caixa de papel de fontes mistas, certificado pelo FSC, com fundo branco, letras pretas e detalhes cor de abóbora e prateados. Essa caixa é bem reforçada internamente, com cartão duro, igual à proteção de perfumes convencionais de luxo, e é acompanhada de uma bula com informações e fotos de todos os produtos faciais.

Outro ponto muito positivo da embalagem é a possibilidade de remover a válvula e voltar recolocá-la. A maioria das válvulas spray é presa ao frasco, mas, como a do Uplifting Toner é rosqueada, dá para transferir facilmente parte do tônico para um frasco menor, de plástico, e levá-lo na bolsa.

As multimarcas inglesas Bath & Unwind, Love LulaFeel Unique vendem o produto para clientes que moram no Brasil, além de muitos outros países. A Pukka oferece também um kit com miniaturas de seis itens, incluindo o Uplifting Toner. Chama-se Organic Skincare Collection, custa £18,90 e é uma boa forma de testar produtos da marca antes de comprá-los em tamanho normal. A Love Lula oferece a vantagem de 15% de desconto, em todos os itens da loja, para não residentes na União Europeia. A Feel Unique não cobra frete. Todos os envios da Bath & Unwind para o Brasil possuem código de rastreamento, estão sendo feitos sem cobrança de frete, além disso a loja adotou a prática de reembolsar eventuais taxas alfandegárias.

Voltando ao chá Night Time, do começo do texto: o Tantas Plantas foi criado para falar de produtos de beleza e cuidado pessoal, mas esse chá é tão interessante que pode ser útil incluir um comentarário. A mistura é realmente especial, muito saborosa e relaxante. É produzida no Reino Unido e contém apenas plantas que são naturalmente livres de cafeína, provenientes de diversas partes do mundo.

A lista de ingredientes é de manejo sustentável, 100% orgânica e certificada com os selos Soil Association Organic, USDA Organic e Kosher-Parve:
Oat flower (30%)* / flor de aveia (30%)*, licorice root* / raiz de alcaçuz*, chamomile flower* / flor de camomila*, lavender flower (14%)* / flor de lavanda*, lime flower (10%)* / flor de limoeiro (10%)*, valerian root* / raiz de valeriana, tulsi leaf* / folha de tulsi*.

* Organic / orgânico.
As lojas virtuais norte-americanas Spirit Beauty Lounge e iHerb* entregam o Night Time e outros chás da Pukka aqui no Brasil. A caixa simples de papel com 20 sachês custa US$6,95 na SBL e está com 10% de desconto na iHerb.

* Somente na sua primeira compra na iHerb, o(a) cliente que digitar o código “QUS647” no checkout poderá receber até US$10,00 de desconto. Mais informações no texto “Loja virtual: iHerb”.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: Badger Night-Night Balm, para crianças”
“Resenha: Neal's Yard Remedies Rejuvenating Frankincense Facial Wash”
“Resenha: creme para os olhos Echium Anti-ageing Eye Cream, da Pai Skincare”

Nenhum comentário: