15 janeiro 2013

Resenha: blotting papers Original Aburatorigami e Evening Aburatorigami, da Tatcha

Agora que estamos no verão, dois produtos muito úteis têm sido os blotting papers Original Aburatorigami (Papel Removedor de Óleo Original) e Evening Aburatorigami (Papel Removedor de Óleo Noturno), da marca norte-americana Tatcha. Feitos à mão no Japão com folhas de uma planta chamada abacá (Musa textilis), esses lencinhos 100% naturais cumprem muito bem a função de absorver o excesso de óleo da pele e têm uma característica peculiar que os diferencia das demais opções de blotting paper existentes no mercado: são salpicados de ouro, o que lhes confere um glamour adicional.

Original Aburatorigami e Evening Aburatorigami, da Tatcha
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

De acordo com a marca, artesãos usavam um papel especial, artesanal, para proteger o outro no processo de batê-lo até transformá-lo em lâminas extrafinas destinadas à decoração dos pavilhões do Japão imperial. Flocos de ouro ficavam aderidas ao papel, que por sua vez se tornava mais macio, resistente e absorvente, e passou a ser utilizado pelas gueixas no século XIX para remover o excesso de óleo do rosto sem deixar a pele desidratada e sem desfazer a maquiagem, mantendo-a impecável. E os aburatorigamis da Tatcha de fato são muito macios, resistentes e absorventes, são produtos que realmente cumprem o que prometem, livrando a pele do brilho indesejado e sem causar danos.

Tanto o Original Aburatorigami quanto o Evening Aburatorigami não contêm perfume e nenhuma camada de talco ou outro tipo de pó. Podem ser bem interessantes também para homens e pessoas que não usam maquiagem em geral, mas simplesmente querem tirar o sebo que eventualmente vai sendo produzido em demasia pela pele ao longo do dia, especialmente em áreas como nariz, testa e maçãs do rosto. Para utilizá-los, basta ir pressionando levemente uma folhinha de aburatorigami pelo rosto. O verso de cada folha também pode ser usado.

Esses lenços antibrilho são totalmente naturais, biodegradáveis, adequados para todos os tipos de pele (incluindo as sensíveis) e não são testados em animais. Anotei abaixo os ingredientes conforme aparecem nas respectivas embalagens.
Original Aburatorigami: 100% abaca leaf / folha 100% de abacá, gold flake / floco de ouro.

Evening Aburatorigami: 100% abaca leaf / folha 100% de abacá, charcoal / carvão, gold leaf / folha de ouro.
O Original Aburatorigami mede 9,5cm x 9,5cm e possui um tom de bege cru. É o meu favorito, pois seu tamanho grande torna seu manuseio mais fácil. Já o Evening Aburatorigami é preto, devido ao carvão adicionado ao papel no seu processo de manufatura, e é mesmo melhor para o uso noturno, conforme a proposta da marca, pois é menor (6,7cm x 6,7cm) e foi pensado para caber nas bolsas pequenas que costumam ser usadas à noite. Os flocos de ouro não se transferem para a pele, e nem o carvão.

O envelope com 30 folhas de Original Aburatorigami custa US$12 e o preço do envelope com 40 folhas de Evening Aburatorigami é de US$15. Cada envelope é bem bonito, decorado com uma pequena ilustração de uma gueixa segurando uma sombrinha. As letras e alguns detalhes do desenho são dourados. E o envelope vem dentro um saquinho de plástico, que em certa medida protege as folhas da umidade do ambiente. Não são produtos baratos, mas por outro lado são de alta qualidade e bem diferentes, feitos de outro tipo de fibra vegetal e maiores do que os blotting papers comuns. Se forem cortados ao meio, rendem mais usos e ficam próximos do formato retangular típico dos lenços oferecidos por outras marcas. Os lenços da Tatcha são os melhores que já experimentei.

O Original Aburatorigami foi lançado em 2010 e foi o primeiro produto da marca Tatcha, fundada após muitas pesquisas e viagens por Victoria Tsai, uma expert da área de beleza que já havia trabalhado para grandes empresas desse setor. O Evening Aburatorigami surgiu no ano seguinte, e depois veio uma linha de cosméticos para o rosto, formulada sem parabenos, óleo mineral, fragrâncias sintéticas, detergentes de sulfato, ureia, DEA, TEA ou ftalatos.

O site da Tatcha funciona como loja virtual própria e entrega aqui no Brasil. Eu comprei os meus aburatorigamis na Spirit Beauty Lounge. Infelizmente as duas empresas cobram fretes bem caros para cá. Dá para contornar esse problema ficando de olho nas promoções que são divulgadas na página da Spirit Beauty Lounge no Facebook e comprando logo múltiplas unidades, assim o valor do envio por item cai bastante. É o que eu tenho feito, ainda mais no caso desses lenços, que permanecem inalterados por tempo indeterminado, desde que sejam guardados em lugares frescos e secos, dentro de suas embalagens originais.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: sombras minerais Satin Matte Eyeshadow, da Alima Pure”
“Resenha e swatches: batons, blushes, sombras e iluminadores da RMS Beauty”
“Resenha: primer Stratus Instant Skin Perfector, da Vapour, e pó facial translúcido Rose Silk Finishing Powder, da Jurlique”
“Resenha: Neal's Yard Remedies Rejuvenating Frankincense Facial Wash”
“Resenha: perfumes literários femininos da Ravenscourt Apothecary: Jane Eyre, Elizabeth Bennet, Alice e Anne of Avonlea”

4 comentários:

yumi disse...

momento cultural - aburá = godura/óleo em japonês.

Gostei, quando fizer uma comprinha (que tow doida pra fazer na loja) vou incluir este.

Me deram uma dica de cortar papéis de seda no tamanho dos lencinhos e polvilhar com um pouco de veil mineral

mas daí não seria vegan

bj!

Michelle C. disse...

Que legal saber o significado de aburá :) Tomara que você também goste desses lencinhos da Tatcha, são mesmo ótimos e diferentes.

E achei bem interessante a dica do papel de seda, mas será que ele é seguro para passar no rosto? Fico pensando se existe algum resíduo do processo de produção dele que poderia ser transferido para a pele... Mas não sei muito sobre papel de seda, na verdade, é só uma dúvida mesmo. Se não houver nenhum risco, de repente daria certo como blotting paper até mesmo sem polvilhar nada nele. Beijo!

Yumi (Projeto Beleza Saudavel) disse...

Então qto a nivel de segurança eu não sei mesmo, tinha que dar uma pesquisada

Mas até aqueles guardanapos de padaria (daqueles que ficam no suporte de aluminio)servem pra absorver a gordura do rosto, passei num emergencia...

Michelle C. disse...

Verdade, Pricila, ótima comparação. E o site da Tatcha (lá os lencinhos são chamados de beauty papers) ainda dá um bom desconto se o cliente comprar o pacote com 4 envelopes ou a caixa de presente (uma caixa linda de madeira) com 10 envelopes.