03 janeiro 2013

Resenha: creme para as mãos e bálsamo para unhas e cutículas da Sea Buckthorn Hand and Nail Collection, da Pai Skincare

A Sea Buckthorn Hand and Nail Collection, da marca inglesa Pai Skincare, é uma edição limitada que foi lançada para o Natal e contém dois itens excelentes: o Fragonia & Sea Buckthorn Hand Cream (Creme para as Mãos de Fragonia e Sea Buckthorn) e o Sea Buckthorn Nail & Cuticle Balm (Bálsamo para Unhas e Cutículas de Sea Buckthorn), numa caixa elegante, ótima para presentear.

Sea Buckthorn Hand and Nail Collection, da Pai Skincare
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Um dos grandes diferenciais da Pai Skincare é o fato de os cosméticos serem elaborados para pessoas com pele muito sensível, propensa a alergias e irritações. Outra característica que destaca a marca são as formulações extremamente “verdes”, sem ingredientes frequentemente associados a reações adversas e potencialmente tóxicos. Todos os produtos são certificados orgânicos pela Soil Association, o que significa que pelo menos 70% dos seus ingredientes (sem contar a água) são de agricultura e colheita orgânicas.

Não contêm álcool (alcohol denat., ou denaturated alcohol, associado a episódios de vermelhidão e rosácea), fragrâncias artificiais, conservantes com formaldeído (incluindo imidazolidinyl urea, diazolidinyl urea e sodium hydroxymethylglycinate), lauril sulfato de sódio, parabenos, fenoxietanol, derivados de petróleo (incluindo propylene glycol), e nem ftalatos (que costumam ficar escondidos sob a denominação parfum). Também não contêm cera de abelha, com exceção do Sea Buckthorn Nail & Cuticle Balm (Bálsamo para Unhas e Cutículas de Sea Buckthorn), que está sendo comentado aqui, e do Bergamot Lip Balm (Bálsamo para os Lábios de Bergamota).

A empresa foi fundada em 2007 por Sarah Brown, que, cansada de passar anos sofrendo de alergias de pele e ouvindo dos médicos que o único tratamento era tomar altas doses de anti-histamínicos diariamente, começou a pesquisar os produtos que ela usava e percebeu que eles continham vários ingredientes que não apenas provocam alergias como também se acumulam no organismo e podem causar problemas de saúde mais abrangentes. Em 2004, ela deixou seu emprego de Diretora Internacional de Relações Públicas de uma empresa multinacional de vinhos, e passou os três anos seguintes estudando e preparando o lançamento da marca Pai Skincare.

Conforme mostrado na foto acima, a Sea Buckthorn Hand and Nail Collection tem uma embalagem branca, com uma ilustração de frutos de sea buckthorn e letras discretas, ambos prateados e em baixo-relevo. A parte interna é lilás e sai inteiramente, como se fosse uma gaveta. Os dois produtos nela contidos vêm em tamanho normal.

O creme para as mãos Fragonia & Sea Buckthorn Hand Cream vem num tubo largo, de plástico e todo branco, com uma válvula pump não removível, o que minimiza o contato do creme com o ar e os germes e contribui para a sua conservação. A válvula é protegida por uma tampa transparente, que fica bem encaixada. O frasco tem 9,3cm de altura e 4,5cm de diâmetro. O rótulo é branco também e bastante simples, decorado apenas com dois pequenos desenhos que mostram flores de fragonia e frutos de sea buckthorn. Vem com 50g e rende bastante, uma quantidade pequena já é suficiente para as duas mãos. O prazo de validade é de 6 meses após a abertura.

Fragonia & Seabuckthorn Hand Cream e Sea Buckthorn Nail & Cuticle Balm, da Pai Skincare
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

O tubo fica acondicionado numa caixa de papel bonita, branca com detalhes na cor lilás. Além dos ingredientes no padrão INCI, a Pai Skincare faz questão de listar também os itens em inglês coloquial por exemplo, cetearyl alcohol é explicado como “coconut derived emulsifier” (“emulsificante derivado do coco”), lactic acid é acompanhado da informação “derived from sugar beet” (“derivado da beterraba”) e mixed tocopherols vem com o complemento “natural vitamin E” (“vitamina E natural”). Copiei abaixo a lista completa de ingredientes e incluí a tradução para o português ao lado de cada item.
Aqua / água, Vitis vinifera seed oil* / óleo de semente de uva*, glycerin* / glicerina*, Persea gratissima oil* / óleo de abacate*, cetearyl alcohol / álcool cetearílico, Rosa canina seed extract*/ óleo de semente de rosa mosqueta*, Macadamia ternifolia seed oil* / óleo de semente de macadâmia*, Butyrospermum parkii butter* / manteiga de karité*, Prunus domestica seed oil* / óleo de caroço de damasco*, cetearyl glucoside / glicosídeo cetearílico, Hippophae rhamnoides fruit extract* / óleo de fruto de sea buckthorn*, Agonis fragrans branch / leaf oil / óleo de fragoniaPelargonium graveolens oil* / óleo de gerânio*, Prunus amygdalus amara kernel oil / óleo de amêndoa amarga, glyceryl stearate citrate / citrato de estearato de glicerila, Ricinus communis seed oil* / óleo de semente de mamona*, sodium lauroyl lactylate / lauroil lactilato de sódio, lactic acid / ácido lático, mixed tocopherols / tocoferóis mistos, sodium anisate / anisato de sódio, sodium levulinate / levulinato de sódio. Naturally occurring in essential oils / naturalmente encontrados em óleos essenciais: d-limonene* / d-limoneno*, geraniol* / geraniol*
* Organically produced, 78% of product / * produzido organicamente, 78% do produto.
Contains nut oil / contém óleo de frutas oleaginosas. Not tested on animals / não testado em animais. Suitable for vegans / adequado para veganos.
Estão impressos na caixa os selos Vegan (que indica que o creme não contém ingredientes de origem animal) e Leaping Bunny (que comprova que o cosmético é cruelty-free, ou seja, não é testado em animais) e Soil Association Organic (no caso, o produto é 78% orgânico).

O óleo de fragonia tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, o extrato do fruto de sea buckthorn nutre a pele a ajuda na regeneração celular, além de ser rico em antioxidantes, e o extrato do fruto da rosa mosqueta também regenera a pele e tem uma alta concentração de antioxidantes. O Fragonia & Sea Buckthorn Hand Cream é recomendado para mãos secas e sensíveis.
Possui uma cor linda, bem amarela, como pode ser visto na segunda foto. A textura é muito cremosa e leve. O creme se espalha facilmente e é totalmente absorvido pela pele poucos minutos após a aplicação.

O perfume desse produto é totalmente natural e extremamente sutil. Resultado da combinação das fragrâncias dos óleos de sea buckthorn, fragonia, gerânio e amêndoa amarga com os cheiros das manteigas e óleos vegetais presentes na fórmula, o aroma é reconfortante, agradável e se dissipa rapidamente. Pode agradar em cheio às pessoas que têm um olfato hipersensível e talvez até mesmo às que procuram cosméticos sem perfume, mas quem prefere cremes bem perfumados provavelmente sentirá falta de um aroma mais persistente.

Já o bálsamo para unhas Sea Buckthorn Nail & Cuticle Balm tem uma fragrância cítrica, mais presente do que a do Fragonia & Sea Buckthorn Hand Cream, mas ainda assim bastante delicada. A cor também é amarela. A consistência desse bálsamo é intermediária, nem excessivamente mole e nem espessa demais. De aplicação rápida, derrete instantaneamente e ocupa logo todos os cantinhos, deixando a pele uniforme e saudável. Dá um brilho acetinado às unhas.

Além do óleo de sea buckthorn, contém manteiga de karité e outros óleos vegetais benéficos para a pele, como o óleo de semente de girassol e o óleo de amêndoa doce. O produto é 99% orgânico e também certificado pela Soil Association. A lista de ingredientes está copiada logo a seguir:
Helianthus annuus seed oil* / óleo de semente de girassol, Prunus amygdalus dulcis oil* / óleo de amêndoa doce*, Vitis vinifera seed oil* / óleo de semente de uva*, Cera alba* / cera de abelha*, Olea europaea fruit oil* / óleo de oliva*, Butyrospermum parkii butter* / manteiga de karité*, Ricinus communis seed oil* / óleo de semente de mamona*, Hippophae rhamnoides fruit extract* / óleo de sea buckthorn*, Citrus aurantium dulcis peel oil* / óleo de casca de laranja*, Citrus medica limonum oil* / óleo de limão, tocopherol / tocoferol.  Naturally occurring in essential oils / naturalmente encontrados em óleos essenciais: limonene* / limoneno*, linalool* / linalool*.
* Organically produced, 99% of product / * produzido organicamente, 99% do produto.
Contains nut oil / contém óleo de castanhas. Not tested on animals / não testado em animais.
Vem num pote de plástico transparente, de 20g, com 3cm de altura e 4,5cm de diâmetro, cheio de bálsamo até a borda. A tampa plástica branca traz a logomarca da Pai Skincare na cor prateada. A etiqueta também transparente do pote mostra uma imagem pequena e discreta de frutos de sea buckthorn.

Eu lavo as mãos com muita frequência, e tenho o hábito de lavar minhas roupas preferidas à mão uma vez por semana. Não uso esmalte há anos e não tiro as cutículas. Quando não passo um creme nas mãos acabo ficando com a pele ressecada; se eu me descuidar demais, a pele em torno das unhas chega a ficar esbranquiçada. O Fragonia & Sea Buckthorn Hand Cream cumpre o que promete, deixando minhas mãos bem hidratadas, restauradas. O uso conjunto com o Sea Buckthorn Nail & Cuticle Balm torna-as ainda melhores, macias e protegidas por mais tempo.

A Sea Buckthorn Hand and Nail Collection custa £25,00, mas comprei por menos na multimarcas online Love Lula*, em novembro. Estava à venda também na Feel Unique e (ATUALIZAÇÃO (06/06/13): a marca não está mais sendo vendida na Feel Unique) na loja própria da Pai Skincare. Os três dois sites são britânicos e entregam aqui no Brasil. Por ser uma edição limitada, não deve ficar disponível o ano todo, mas é provável que volte a ser vendida no Dia das Mães e em outras datas especiais. Por sua vez, o Fragonia & Sea Buckthorn Hand Cream faz parte do catálogo fixo de produtos da marca, podendo ser adquirido a qualquer momento, pelo preço de £15,00.

Não se pode dizer que esses são produtos baratos, mas ao mesmo tempo certamente não são cosméticos comuns. E a marca garante reembolso ou troca de produto caso o cliente não esteja satisfeito — mais detalhes na página “30-Day Satisfaction Guarantee”. É possível também comprar amostras de tamanho razoável por apenas £1,00, que vêm em potinhos iguais ao que uso nas fotos do Tantas Plantas. É sobre a tampa de um deles que eu coloco pequenas quantidades dos cosméticos avaliados aqui no blog.

Link afiliado. Mais informações em “Loja virtual: Love Lula”.

ATUALIZAÇÃO, 04/09/15: A loja online I Am Natural Store também trabalha com os produtos da Pai Skincare e faz entregas no Brasil.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: creme para os olhos Echium Anti-ageing Eye Cream, da Pai Skincare”
“Resenha: Serenity Bath and Body Collection, da Pai Skincare, com sais de banho e hidratante corporal – relaxantes, pós-sol e também para grávidas”
“Resenha: óleo corporal Royal Jasmine and May Chang Replenishing Body Oil, da Pai Skincare”
“Resenha: hidratante corporal Sanddorn Body Lotion, da Alva Naturkosmetik — uso diário e pós-sol”
“12 ingredientes que devem ser evitados”

6 comentários:

Unknown disse...

Oi, Mi...vc ja pesquisou bare minerals?

Michelle C. disse...

Oi, Grazi! Eu nunca testei e não penso em comprar (pelo menos por enquanto), porque as listas de ingredientes do site da Bare Minerals mostram algumas substâncias polêmicas...

Anônimo disse...

Não encontrei no Feelulique... deixou de vender?

Michelle C. disse...

Parece que sim, pelo menos agora. Às vezes o pessoal da Feel Unique repõe o estoque de determinado produto, às vezes não... Mas vi que está disponível na Love Lula e na própria Pai Skincare. Ambas enviam também para o Brasil.

Simone Borba disse...

Oi Michelle, mesmo com os esmaltes que não contém o trio tóxico, pq vc não se anima para pintar as unhas? Como vc consegue essa façanha no meio de um mundo com tanta vaidade? Eu ainda pinto as dos pés eu mesma pq nunca gostei de gente mexendo nas minhas unhas! Adoro seu blog!

Michelle C. disse...

Olá, Simone, que bom saber que você gosta do blog! Me desculpe pela demora em responder, tenho estado mais distante do blog do que eu gostaria, mas estou preparando uma porção de posts novos.

Eu não pinto as unhas porque esmalte não dura nada nelas... Talvez por lavar louça com alguma frequência e por lavar algumas roupas à mão uma vez por semana. Eu gosto de fazer isso com as minhas roupas favoritas, lavo no tanque e só coloco na máquina de lavar no final, para tirar o excesso de água centrifugando. É uma tarefa que só me toma uma hora a cada sete ou dez dias e me deixa contente, realmente faz a maior diferença na aparência e na vida útil das roupas. Então eu me acostumei a ver minhas unhas sempre sem esmalte, nem mesmo base, mas gosto muito de investir em produtos que as deixem mais bonitas, capricho bastante na hora de cortar e lixar as unhas. Eu me considero uma pessoa vaidosa, gosto de me arrumar, mas não sinto mesmo a menor falta de esmalte! :)