19 janeiro 2013

Resenha: óleo corporal Rose Body Oil, da Dr. Hauschka – para adultos, crianças e bebês

Costumo fazer muita automassagem e estou sempre testando novos óleos para essa finalidade. Uma descoberta recente e muito positiva foi o óleo corporal Rose Body Oil, da marca alemã Dr. Hauschka (ATUALIZAÇÃO, 23/05/2015: O nome atual do produto é Rose Nurturing Body Oil). Quis experimentá-lo porque rosa é um dos meus aromas favoritos, e quando o produto chegou fiquei ainda mais contente ao ver que ele é expressamente indicado também para crianças e bebês, além de adultos. Como nunca havia usado nada dessa marca, comprei uma miniatura, que é sempre a melhor forma de conhecer um novo cosmético. Amostras também são interessantes, mas muitas vezes não são suficientes para formar uma opinião mais sólida.

Rose Body Oil (miniatura), da Dr. Hauschka
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

A marca de cosméticos Dr. Hauschka foi lançada em 1967 pela empresa WALA, fundada em 1935 na Alemanha pelo Dr. Rudolf Hauschka. A marca tem o objetivo de levar harmonia, equilíbrio e ritmo à pele, numa abordagem holística baseada na antroposofia. As plantas utilizadas são de cultivo biodinâmico, ou certificadas orgânicas (sempre que possível), ou colhidas em seu hábitat natural. Nenhum produto é testado em animais. Mais informações podem ser obtidas na seção “Frequently Asked Questions”, que tem respostas bem esclarecedoras. Assim como muitas marcas naturais europeias sérias, seu site informa as listas completas de ingredientes de todos os produtos. Todas as menções a perfume como ingrediente (fragrance / parfum) se referem a fragrâncias inteiramente compostas de óleos essenciais.

Rose Body Oil foi criado para harmonizar e nutrir a pele e os sentidos. Além de óleo essencial de rosa, contém extrato de rosa e óleo de jojoba. Na aromaterapia, o óleo essencial de rosa é um dos ingredientes mais valorizados e caros. Recomenda-se que o Rose Body Oil seja aplicado em massagem na pele úmida, logo após o banho. Como todos os óleos vegetais, ele consegue conservar a hidratação previamente existente na pele, mas não leva água para a pele, daí a indicação de utilizá-lo na pele ainda relativamente molhada. Usando-o dessa maneira, notei que sua absorção é ainda melhor do que quando o passo na pele já seca. De todo modo, esse óleo corporal de fato deixa a pele macia e protegida, ao mesmo tempo que ajuda a aliviar o estresse emocional. A lista de ingredientes é 100% natural, vegana e certificada pelo selo Natrue.
Helianthus annuus (sunflower) seed oil / óleo de semente de girassol, Rosa damascena flower extract / extrato de rosa, Simmondsia chinensis (jojoba) seed oil / óleo de semente de jojoba, Rosa damascena flower oil / óleo de rosa, fragrance (parfum) / fragrância (perfume), citronellol*, geraniol*, linalool*, citral*, eugenol*, farnesol*.

* Component of natural essential oils / * Componente de óleos essenciais naturais.
O aroma é bem equilibrado, com o caráter deliciosamente delicado das rosas realmente naturais. É suficientemente presente para ter efeitos terapêuticos, e ao mesmo tempo não é intenso a ponto de se tornar enjoativo, mesmo quando utilizado no corpo inteiro. Depois de algum tempo ele se dissipa, mas ao cheirar a pele de perto ainda é possível sentir algo bem sutil.

A miniatura desse óleo corporal vem com 10ml, um tamanho perfeito, que permite múltiplas aplicações e também é ótimo para levar em viagens curtas ou mesmo no dia a dia. E realmente permite múltiplos usos: já apliquei no corpo todo, para manter a pele hidratada, e como óleo de massagem nos braços e outro dia nas pernas, tanto meus quanto da minha filha. Mesmo tendo usado a miniatura tantas vezes, ainda não cheguei a gastar metade do conteúdo.

O vidrinho é transparente, incolor, com letras pretas impressas diretamente nele, e tem 7,5cm de comprimento e 2,5cm de diâmetro. A tampa é de plástico branco e fosco e tem um formato elegante e bem-feito, é a melhor tampa desse tipo de embalagem que eu já vi. Não vaza de modo algum, o recipiente todo é de ótima qualidade. É protegido por uma caixa de papel branco, com uma tarja vermelha, e dentro dela fica envolto num folheto informativo também de papel, só que mais fino. O conjunto tem uma aparência muito parecida com a de um remédio, conforme pode ser visto na foto acima. Talvez para combinar com o nome da marca? Passa uma sensação de qualidade e competência.

A embalagem normal do produto também é de vidro incolor, transparente e tem uma válvula pump metálica. Contém 75ml e custa £17,60 na loja virtual inglesa Love Lula*, já com o desconto do VAT, dado para clientes de fora da União Europeia. A miniatura do Rose Body Oil custa £2,94. A loja online Feel Unique também trabalha com produtos da Dr. Hauschka; não dá esse desconto, mas por outro lado não cobra frete. Ambas entregam aqui no Brasil. Já fiz diversas compras nos dois sites e os considero muito confiáveis.

Tenho usado esse óleo tanto em mim quanto na minha filha de quase cinco anos, sem qualquer tipo de problema. Nós duas gostamos tanto do produto que já encomendei uma unidade em tamanho normal. O prazo de validade da miniatura que comprei é razoavelmente longo, expira somente em março de 2015, mas uma vez aberta a embalagem convém utilizar o produto em bem menos tempo.

Embora o Rose Body Oil tenha sido elaborado para ser adequado tanto para adultos quanto para crianças e bebês, é sempre prudente fazer um teste de sensibilidade antes de usar qualquer produto de beleza ou de cuidado pessoal. Para fazer o teste, basta aplicar uma pequena quantidade do produto em questão na pele que fica na dobra entre o braço e o antebraço, e ficar observando se ocorre alguma irritação ou alergia. Vale a pena esperar 24 horas para ter uma boa margem de segurança, embora algumas reações adversas possam levar mais tempo para se manifestar. Em caso de dúvida, um(a) bom(a) médico(a) deve ser consultado(a).

Link afiliado. Mais informações em “Loja virtual: Love Lula”.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: Manteiga de Murumuru, da Ewé”
“Resenha: Sabonete #49 Castanha-do-Pará 72% Bio, da Sachi”
“Resenha: óleo de rosa mosqueta Rosehip Oil, da Neal's Yard Remedies”
“Resenha: Óleo após Banho Castanha do Pará e Óleo após Banho e para Massagem Harmonia, da Reserva Folio”
“Resenha: óleo corporal Royal Jasmine and May Chang Replenishing Body Oil, da Pai Skincare”

2 comentários:

Anônimo disse...

Michele,

Adorei seu blog! Essa marca é a queridinha da jennifer Aniston. Tô procurando hidratantes sem óleo mineral, e seu blog está sendo importante nessa pesquisa. A Neals Yard devia voltar ao Brasil, essas embalagens azuis são lindas hein...

Michelle C. disse...

Olá, Anônimo, que bom que você está gostando do blog! Me desculpe pela demora para responder, estive fora por uns dias. Esse produto da Dr. Hauschka é ótimo mesmo. E eu também adoro as embalagens azuis da Neal's Yard, além de lindas duram séculos. Gosto de reutilizá-las para colocar sabonete líquido ou óleos de massagem.