sexta-feira, 17 de maio de 2013

Resenha: polvilhos Lavender & Tea Tree Body Powder, Geranium & Orange Body Powder e Baby Powder, da Neal's Yard Remedies

Criada em 1981 por uma professora chamada Romy Fraser, a Neal's Yard Remedies é uma das marcas orgânicas mais conceituadas do mercado de beleza e bem-estar do Reino Unido. Oferece uma imensa variedade de itens para cabelo, rosto, corpo, proteção solar, maquiagem, linhas específicas para bebês, gestantes e homens, além de produtos de fitoterapia, homeopatia, aromaterapia, acessórios e aromatizadores para a casa. Em 2005, foi vendida para Peter Kindersley, um dos fundadores do grupo editorial Dorling Kindersley, e até hoje continua sendo uma empresa familiar, independente.

Tudo é produzido na Inglaterra (inclusive as icônicas embalagens de vidro azul-escuro), com ingredientes provenientes de fontes sustentáveis e ingredientes orgânicos certificados, muitos deles plantados na própria fazenda da empresa, em Dorset, onde também está localizada a fábrica ecologicamente correta. A NYR foi a primeira empresa de cosméticos a ser certificada pela prestigiada Soil Association e a primeira rede nacional de lojas físicas a se tornar Carbono Neutro. Seus produtos são merecidamente premiados ano após ano e não são testados em animais.

A marca possui mais de 40 lojas exclusivas no Reino Unido, seus produtos estão disponíveis também em outras lojas e no sistema de venda direta, e estão presentes em países da Europa, da Ásia, da América do Norte e do Oriente Médio. Chegou a ser trazida para o Brasil em 1997, por iniciativa da atriz e cineasta Carla Camurati, mas infelizmente as lojas e as parcerias aqui foram encerradas anos depois. Meu primeiro contato com a marca ocorreu naquela época, quando minha irmã me deu de presente dois itens inesquecíveis da linha Geranium & Orange (Gerânio e Laranja). Até então eu não gostava de gerânio, mas a alta qualidade dos produtos e o cheiro delicioso da mistura do óleo essencial de gerânio com o óleo essencial de laranja me fizeram mudar de opinião.

Quando comecei a usar somente cosméticos orgânicos ou no mínimo efetivamente naturais, fiquei muito contente ao ver que algumas lojas virtuais como a Love Lula*, a Bath & Unwind e a Feel Unique entregavam produtos da Neal's Yard aqui no Brasil. Fiz compras dessa marca regularmente durante anos, até que há poucos meses a empresa decidiu se retirar do canal de vendas online. Atualmente, o único site que envia produtos para o nosso país é o da própria NYR: http://www.nealsyardremedies.com/. O problema é o frete extremamente caro: começa em £45,00, um preço que é fixo para pedidos de até £500,00. Para diminuir esse valor, a alternativa é dividir o frete com outras pessoas, juntando todos os pedidos numa compra só. E se preparar para a possibilidade da encomenda ser taxada pela Alfândega, como em qualquer aquisição feita em lojas estrangeiras.

Alguns dos itens mais interessantes, na minha opinião, são os body powders, polvilhos à base de amido de milho orgânico, bastante relevantes por serem de uso praticamente diário e por ficarem em contato com a pele durante várias horas: Lavender & Tea Tree Body Powder (algo como Polvilho Corporal de Lavanda e Tea Tree), Geranium & Orange Body Powder (Polvilho Corporal de Gerânio e Laranja) e Baby Powder (Polvilho para Bebês).

Geranium & Orange Body Powder e Lavender & Tea Tree Body Powder, da Neal's Yard Remedies
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Já experimentei e recomprei as três versões. Todas vêm em embalagens minimalistas e resistentes: tubos brancos de papelão, com tampa e fundo de plástico branco, e rótulos em cores suaves, com o selo Soil Association Organic impresso. Os polvilhos consistem em pós brancos, finíssimos, que se espalham uniformemente e com facilidade. O prazo de validade é de 24 meses a partir da data em que a embalagem for aberta pela primeira vez.

O Lavender & Tea Tree Body Powder tem um cheiro delicado e unissex, que equilibra o odor medicinal de tea tree com o aroma reconfortante da lavanda. É o body powder com maior poder antisséptico. Vem com 75g e custa £5,50. O Geranium & Orange Body Powder foi descontinuado neste ano de 2013 — uma pena, pois era a minha fragrância favorita, uma bela combinação do aroma floral do gerânio com o toque levemente cítrico da laranja. Também vinha com 75g e custava £5,50. Já o Baby Powder foi desenvolvido para bebês e peles delicadas, não tem perfume, vem com os mesmos 75g e custa menos: £5,00. Pode ser usado por mulheres e homens de todas as idades. Vale lembrar que, em se tratando de bebês, todo cuidado é pouco no manuseio de produtos em pó, devido ao risco de inalação. É realmente fundamental guardar esse tipo de cosmético fora do alcance de bebês e crianças.

Os três body powders podem ser passados em qualquer parte do corpo, mas eu só os uso de uma maneira: polvilhando-os dentro de sapatos fechados, imediatamente antes de calçá-los. Funcionam muito bem, mantendo os pés secos e sem odores desagradáveis ao longo do dia. De acordo com os rótulos, o mais indicado para os pés seria o Lavender & Tea Tree Body Powder, mas comigo até a versão sem óleos essenciais (Baby Powder) se mostrou adequada para essa finalidade. Duas pitadas em cada sapato são suficientes, então cada tubo dura muitos meses.

Nenhum desses produtos contém talco, óleo mineral, silicones, organismos geneticamente modificados, corantes, parabenos, conservantes sintéticos e nem fragrâncias artificias, conforme pode ser visto nas três listas de ingredientes a seguir.
Lavander & Tea Tree Body Powder: Zea mays (corn) starch* / amido de milho*, magnesium carbonate / carbonato de magnésio, Lavandula angustifolia (lavender) oil* / óleo de lavanda*, Lavandula hybrida (lavandin) oil* / óleo de lavandim*, Melaleuca alternifolia (tea tree) oil* / óleo de melaleuca (tea tree)*, Calendula officinalis (marigold) flower extract* / extrato de flores de calêndula*, Propolis extract* / extrato de própolis*, alcohol denat. / álcool desnaturado, aqua (water) / água, coumarin' / cumarim', geraniol' / geraniol', limonene' / limoneno', linalool' / linalool'.
* Organically produced ingredient / * ingrediente produzido organicamente. ' Natural constituent of essential oils listed / ' componente natural dos óleos essenciais listados. Made with 87% organic ingredients / feito com 87% de ingredientes orgânicos.
Geranium & Orange Body Powder: Zea mays (corn) starch* / amido de milho*, magnesium carbonate / carbonato de magnésio, Propolis extract* / extrato de própolis*, alcohol denat. / álcool desnaturado, aqua (water) / água, Pelargonium graveolens (geranium) flower oil* / óleo de flor de gerânio*, Citrus sinensis (orange) peel oil expressed* / óleo de casca espremida de laranja*, citral' / citral', citronellol' / citronelol', geraniol' / geraniol', limonene' / limoneno', linalool' / linalool'.
* Organically produced ingredient / * ingrediente produzido organicamente. ' Natural constituent of essential oils listed / ' componente natural dos óleos essenciais listados. Made with 92% organic ingredients / feito com 92% de ingredientes orgânicos.
Baby Powder: Zea mays (corn) starch* / amido de milho*, magnesium carbonate / carbonato de magnésio, Propolis extract* / extrato de própolis*, aqua (water) / água, alcohol denat. / álcool desnaturado.
* Organically produced ingredient / * ingrediente produzido organicamente. Made with 91% organic ingredients / feito com 91% de ingredientes orgânicos.
Além de produtos excelentes, a Neal's Yard Remedies tem um atendimento ao consumidor que se destaca por sua eficiência, cordialidade e dedicação. Fiquei satisfeita todas as vezes em que entrei em contato com o SAC (advice@nealsyardremedies.com). Recentemente, quando perguntei se o Geranium & Orange Body Powder tinha sido excluído da marca, fiquei bem impressionada quando a pessoa que me respondeu teve a gentileza e a iniciativa de me enviar a seguinte sugestão: adicionar óleos essenciais ao Baby Powder, num total de 5 gotas por tubo de produto. E me deu a seguinte receita, especificamente para reproduzir a fragrância descontinuada: 3 gotas de óleo essencial de laranja e 2 gotas de óleo essencial de gerânio. Ela recomendou colocar 1 gota por vez, agitando a embalagem de Baby Powder vigorosamente cada vez que 1 gota for incluída.

O procedimento também pode ser feito com outros óleos essenciais, então quem gosta de preparar seus próprios cosméticos pode contar com o Baby Powder como mais uma base orgânica. Vale muito a pena também dar uma olhada na ampla seleção de óleos essenciais da NYR — que inclui óleos especiais e raros como os de rosa, jasmim e néroli —, na página http://www.nealsyardremedies.com/essential-oils. E os preços são surpreendentemente acessíveis em comparação com os das lojas brasileiras, ainda mais levando-se em conta que tratam-se de óleos essenciais orgânicos, em sua grande maioria.

Link afiliado. Mais informações em “Loja virtual: Love Lula”.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: Neal's Yard Remedies Rejuvenating Frankincense Facial Wash”

“Resenha: Fortalecedor de Unhas Andiroba, da Reserva Folio”
“Resenha: óleo corporal Rose Body Oil, da Dr. Hauschka — para adultos, crianças e bebês”
“Tratamento podológico e produtos naturais e orgânicos para os pés e as pernas”
“Resenha: manteiga nutritiva para mãos e rosto Vanilla Butter, da Phoenix Botanicals”
“O que é importante saber antes de comprar em sites estrangeiros”

3 comentários:

Simone disse...

Oi Michelle, para esse, a saída é pedir para alguém do UK mandar para a gente pq 45 pounds é muito caro mesmo. Vc pensa em comprar algo deles por agora?

Michelle C. disse...

Pois é, Simone, essa é uma boa alternativa. Eu tenho alguns produtos da Neal's Yard em mente –sempre! :) –, mas nada urgente.

Prodis disse...

Muito legal vossas coisas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...