domingo, 2 de junho de 2013

Resenha: Lip Tint and Shimmer, da Badger, nas cores Garnet, Rose Tourmaline, Copper e Red Jasper (todas complementadas com Opal)

Quando vi que a marca americana Badger havia lançado um Lip Tint and Shimmer (algo como Cor e Brilho para os Lábios) cujos três primeiros ingredientes eram azeite extravirgem de oliva orgânica, cera de abelha orgânica e manteiga de cacau orgânico e com certificação Fair Trade, fiquei logo interessada. Assim como em todos os produtos da Badger, a composição do Lip Tint and Shimmer é cruelty-free, 100% natural e a mais orgânica possível. Os pigmentos usados são minerais naturais (nada de corantes sintéticos) e 94% dos ingredientes são orgânicos e certificados pelo USDA. Essa fórmula só não chega a ser 100% orgânica porque minerais são inorgânicos por definição.

Shimmer na cor Opal e Lip Tint nas cores Garnet e
Rose Tourmaline (de cima para baixo), todos da Badger
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

A lista completa de ingredientes está copiada a seguir. Incluí os termos correspondentes em português.
Olea europaea (extra virgin olive) oil* / óleo de oliva extravirgem*, Cera alba (beeswax)* / cera de abelha*, Theobroma cacao (cocoa) butter*+ / manteiga de cacau*+, Ricinus communis (castor) oil* / óleo de mamona*, Aloe barbadensis (aloe) extract* / extrato de babosa*, and CO2 extracts of  / e extratos de CO2 de Rosmarinus officinalis (rosemary)* / alecrim*, Rosa canina (rosehip)* / rosa mosqueta*, Hippophae rhamnoides (sea buckthorn)* / espinheiro-do-mar*. 
Each Tint contains one or all of the following / cada tint contém um ou mais dos seguintes: titanium dioxide / dióxido de titânio, mica / mica, silica / sílica, iron oxide / óxido de ferro.
* Certified organic / * certificado orgânico.
+ Fair Trade / + Fair Trade (Comércio Justo).
Não contém perfume adicionado (nem artificial e nem natural, de óleos essenciais), mas ao mesmo tempo possui o delicioso aroma característico da manteiga de cacau, que persiste por alguns minutos após a aplicação. O prazo de validade é de 12 meses, a contar do momento da abertura da embalagem.

Lip Tint and Shimmer, da Badger, nas cores Rose Tourmaline e Garnet.
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas].

Cada Lip Tint and Shimmer vem num tubo de plástico branco de 9cm de comprimento e 1,5cm de diâmetro, funcional e resistente. Faz pensar mais em protetor labial do que em batom, principalmente devido ao rótulo, que destaca a imagem de um texugo (o mascote da marca). Custa US$5,99 no site da Badger, que no entanto só entrega em localidades dos Estados Unidos. Felizmente, a loja virtual americana iHerb* trabalha com boa parte da extensa gama de produtos da marca e faz envios para o Brasil, além de mais de 180 outros países.

O tubo vem com 4,8g de produto em bastão, dos quais metade são de lip tint (cor para os lábios) e metade são de shimmer (brilho cintilante). Cada lado pode ser usado individualmente, e também é possível fazer uma mistura dos dois. O preço é ótimo, especialmente considerando-se a boa quantidade, a confiabilidade dos ingredientes e o fato de ser um produto dois-em-um. Existem quatro tonalidades:


Todas têm a mesma composição e o mesmo tom de shimmer no lado direito do tubo: Opal, um brilho cintilante translúcido de fundo bege acinzentado e partículas prateadas, que funciona bem também como iluminador e como sombra. O glitter é distribuído uniformemente, e me passa a impressão de ter tamanhos ligeiramente variados (mas todos muito pequenos, sem exageros), o que dá um efeito interessante, refletindo a luz de uma forma dinâmica. Nos lábios já não me agrada tanto, mas sei que é porque não costumo gostar de cintilância de modo geral. Acho bonito em outras pessoas, mas em mim mesma prefiro acabamentos mais discretos.

Garnet é um tom cereja, com partículas de glitter tão minúsculas que não são distinguíveis, e por isso conseguem dar à boca um brilho sutil, que impede que a cor fique pesada. O swatch que ilustra essa resenha foi feito com luz natural e algumas camadas de cada item, não muitas. É possível chegar a uma cor intensa com um acréscimo de camadas.

Rose Tourmaline é um rosa extremamente claro e cintilante, bastante próximo do tom de Opal, como se vê na primeira foto. Deixa os lábios com uma aparência suave e pode ser apropriado para uma maquiagem com foco nos olhos.

Copper é um coral metalizado, acobreado, como o próprio nome diz. Red Jasper é um vermelho-tijolo, cintilante também. Tons puxados para o rosa combinam melhor com as cores da minha boca e do meu rosto, então não tenho essas duas últimas opções, mas tive a oportunidade de vê-las pessoalmente.

Comprei o Red Jasper para a minha irmã, que vai muito mais à praia do que eu e tem uma pele bem bronzeada, e o Copper para a minha filha pequena, que tem cabelos castanhos e gosta de brincar de pintar os lábios umas três vezes por mês. Ela acabou ficando também com o Rose Tourmaline, que é uma cor bem delicada. Na minha opinião, maquiagem não deve ser utilizada diariamente por crianças, mas, se a criança pedir, não vejo mal no uso esporádico, num contexto lúdico e supervisionado. E a fórmula da Badger é bem mais segura do que as dos produtos convencionais (mesmo os que têm crianças como público-alvo são cheios de derivados de petróleo, conservantes potencialmente nocivos e corantes e aromatizantes artificiais).

As cores têm uma durabilidade média – não desaparecem rapidamente mas também não permanecem por horas a fio –, então é necessário reaplicar de tempos em tempos. Na pele, usado como iluminador, o Opal já dura mais. Tanto esse Shimmer quanto as quatro opções de Lip Tint protegem contra o ressecamento, mas ao mesmo tempo a textura é bem fina, nunca me deram uma sensação desagradável, grudenta. Por outro lado, lábios sensíveis ou castigados talvez precisem de camadas extras de produto, para obter um grau maior de emoliência. Nesse caso, o uso conjunto do Opal é providencial para que o Garnet, o Copper ou o Red Jasper não deixem a boca excessivamente pintada. E quem se sente mais à vontade com glitter menos aparente pode achar útil passar o Shimmer antes do Lip Tint.

* Somente na sua primeira compra na iHerb, o(a) cliente que digitar o código “QUS647” no checkout poderá receber até US$10,00 de desconto. Mais informações no texto “Loja virtual: iHerb”.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“O que é importante saber antes de comprar em sites estrangeiros”
“Por que tanta preocupação com a composição dos cosméticos?”
“Resenha: sombras minerais Satin Matte Eyeshadow, da Alima Pure”
“Resenha: pincel #17 Blush Brush e blushes minerais Satin Matte Blush e Luminous Shimmer Blush, da Alima Pure”

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...