30 julho 2013

Resenha: hidratante corporal sem perfume Neutral Body Lotion, da Lavera

Tenho um interesse enorme por produtos sem perfume, apesar de adorar aromas. Ou quem sabe justamente por isso, já que mesmo cosméticos sem fragrância adicionada têm algum cheiro. Até o momento, o hidratante corporal desse tipo que mais me agradou é a Neutral Body Lotion (Loção Corporal Neutra), da marca alemã Lavera.

Neutral Body Lotion, da Lavera
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

De acordo com o rótulo, essa loção foi testada em pessoas que sofrem de eczema, rosácea e psoríase, e é indicada para peles muito sensíveis. É 100% natural, certificada pela Natruevegana, cruelty-free e contém ingredientes orgânicos, dos quais se destacam o óleo de prímula orgânica e o óleo de jojoba orgânica. Faz parte da linha Neutral (Neutra) e não contém óleos essenciais, extratos florais ou herbáceos, nem ingredientes de origem animal. Segundo o site inglês da marca, o produto pode ser usado por gestantes. Copiei a lista de ingredientes logo abaixo e incluí os termos correspondentes em português.
Water (aqua) / água, Olea europaea (olive) fruit oil* / óleo de oliva*, glycerin / glicerina, alcohol* / álcool*, caprylic/capric triglyceride / triglicerídeo caprílico/cáprico, hydrogenated palm glycerides / glicerídeos hidrogenados de palma, squalane / esqualano, Oenothera biennis (evening primrose) oil* / óleo de prímula*, Simmondsia chinensis (jojoba) seed oil* / óleo de semente de jojoba*, levulinic acid / ácido levulínico, Helianthus annuus (sunflower) seed oil* / óleo de semente de girassol*, Butyrospermum parkii (shea butter)* / manteiga de karité*, xanthan gum / goma xantana, tocopherol / tocoferol, Brassica campestris (rapeseed) sterols / esteróis de colza, lecithin / lecitina, lysolecithin / lisolecitina, hydrogenated lecithin / lecitina hidrogenada, ascorbyl palmitate / palmitato de ascorbila.
* Ingredients from certified organic agriculture / * Ingredientes provenientes de agricultura orgânica certificada.
Consultando a Skin Deep Cosmetics Database (a base de dados do Environmental Working Group), verifiquei que todos os ingredientes foram classificados na menor faixa de risco possível — com a cor verde, de pontuação 0 a 2. Isso também vale para praticamente todos os ingredientes dos demais produtos resenhados aqui no Tantas Plantas.

A Neutral Body Lotion vem num frasco de plástico âmbar bem escuro, de 200ml, com tampa flip-top preta e rótulo branco, e detalhes prateados e azuis. A embalagem é extremamente resistente e se mantém muito bem fechada. O hidratante é branco, homogêneo e bem cremoso, e ao mesmo a textura é agradavelmente leve. É absorvido pela pele somente alguns instantes após a aplicação, e deixa uma sensação ligeiramente untuosa — características que não são suficientemente intensas para me incomodar, e que na verdade são úteis para fazer automassagem. A pele fica bem hidratada, protegida do ressecamento, e ganha um brilho discreto. O produto não contém perfume, mas não é completamente inodoro; a soma dos cheiros naturais de seus ingredientes resulta num aroma de óleos vegetais combinados. Rende bastante.

E sua vida útil é longa, principalmente em se tratando de um produto natural. Em maio de 2013, comprei dois frascos (costumo ter pelo menos um de reserva em casa), e um deles tem agosto de 2015 como data de validade.

Costumo utilizá-lo em dias mais frios, ou em momentos em que acho que a neutralidade cai bem. E também gosto de usá-lo como base carreadora para aromaterapia. Mistura-se facilmente com óleos essenciais.

A Lavera foi fundada em 1987, na Alemanha, por Thomas Haase, com o objetivo de produzir cosméticos realmente naturais. Atualmente conta com uma gama imensa de produtos, contendo ingredientes orgânicos sempre que possível. Conquistou vários prêmios do setor. A empresa não utiliza corantes sintéticos, perfumes artificiais, conservantes sintéticos (como parabenos), derivados de petróleo (como óleo mineral) e nem emulsificantes e detergentes que causam irritações na pele (como PEGs e lauril sulfato de sódio, respectivamente). O esqualano utilizado em alguns produtos é obtido do óleo de oliva, e não do óleo de fígado de tubarão. Essa e outras informações podem ser lidas na seção “Frequently Asked Questions”, do site http://www.lavera.co.uk/.

Os produtos da marca podem ser comprados em várias multimarcas britânicas que fazem entregas aqui no Brasil (e além disso cobram fretes baixos ou nulos). A Neutral Body Lotion, especificamente, eu só encontro na Feel Unique, que trabalha com frete gratuito para qualquer país, em todas as compras acima de £10,00. Nessa loja online, a loção custa £14,00.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Meu relato sobre dermatite atópica e o uso de produtos naturais com ingredientes orgânicos”
“Resenha: condicionador Shine & Care Hair Conditioner, da Lavera”
“Resenha: creme para corpo e rosto All-Round Cream, da Lavera”
“Resenha: creme para os olhos Echium Anti-ageing Eye Cream, da Pai Skincare”
“Resenha: Sabonete de Calêndula, da Ewé”

8 comentários:

Yumi disse...

Curi! Possivel hidratante na gravidez e um bom produto creme base pra aromaterapia!

bj!

Sandra disse...

Cara Michelle,

Acabei de fazer uma pequena encomenda na Feelunique.com.

Penso que sua indicação lhe economizará 5 libras em sua próxima compra.

Meu nome registrado lá é Sandra Sabella.

Grata pela preciosa dica, e, agora, é aguardar um mês para a remessa grátis chegar aqui em casa.

Bjs.

Michelle C. disse...

Olá, Sandra, muito obrigada pelo seu comentário! Se não me engano, o desconto relacionado à indicação é dado apenas quando quem indica preenche um formulário com o nome e o email do indicado, e assim uma mensagem é enviada, por intermédio da Feel Unique; de todo modo lhe agradeço muito pela sua intenção!

Vou ficar torcendo para a sua encomenda chegar direitinho. Caso ocorra algum problema, não deixe de entrar em contato com a loja, eles são bem profissionais. Bjs :)

Anônimo disse...

Michelle,

Compra muito na FeelUnique, já foi taxada? Por que não faz resenha do hidratantes e óleos Weleda. São opções mais fáceis! Mandei até um email para Sephora para vender a marca! Olhe, seu blog foi um grata surpresa! Bom demais! Qual o melhor hidratante que já usou, mais umectante?

Cristina

Michelle C. disse...

Cristina, compro com frequência na Feel Unique e fui taxada algumas vezes, mas não na maioria. Antes eu tinha receio de, uma vez taxada, passar a ser sempre taxada quando voltasse a comprar numa determinada loja, mas comigo não acontece bem assim. Minhas compras com rastreamento tendem a cair na Alfândega, mas compras sem código de rastreamento, como as da Feel Unique, são taxadas uma vez ou outra e depois voltam a não ser.

Não faço resenhas dos hidratantes da Weleda porque acho os cheiros meio fortes, embora agradáveis. E os óleos têm uma absorção lenta, pelo menos na minha pele e diante do clima aqui do Rio. Mas tenho muita admiração pela marca e gosto muito, muito mesmo de alguns outros produtos, como os chás, o Gel Dental Infantil, que está disponível no Brasil, e a Plant Gel Toothpaste, que precisa ser comprada fora mas por outro lado é encontrada em várias lojas que entregam aqui, como a Feel Unique e a iHerb.

O meu hidratante corporal favorito é nacional: Loção Corporal Açaí Chocolate, da Ikove (tem resenha aqui no Tantas Plantas). É uma loção mesmo, leve, mas hidrata de verdade e tem uma composição realmente orgânica. No caso de peles muito, muito ressecadas, no entanto, acho que seria interessante passar logo em seguida um óleo vegetal como o de rosa mosqueta (a Ikove tem um ótimo e orgânico), para reforçar. Ou repetir a aplicação da própria loção.

Gosto muito também da Neutral Body Lotion, da Lavera, que está comentada neste post. Só que ela não tem perfume, então talvez isso seja um porém para algumas pessoas.

Que bom que você está gostando do blog, muito obrigada mais uma vez pelos elogios! Em breve sairão mais resenhas.

Unknown disse...

Olá, parabéns pela resenha. Estou procurando um hidratante sem perfume para misturar com meu perfume favorito (Mugler Cologne). Será que este vai me satisfazer?

Michelle C. disse...

Olá, Gilson, obrigada pelo comentário. Desculpe a imensa demora em responder! Sim, acho que esse hidratante pode ser uma boa opção para misturar com o seu perfume favorito.

Michelle C. disse...

Gilson, alguns produtos da linha para pele sensível da Weleda acabaram de chegar no Brasil, e acho que um deles também pode ser útil para você: a Loção Corporal Calmante de Amêndoas. Essa loção é ótima e tem uma fragrância muito, muito suave. Comprei on-line no site brasileiro da Weleda (www.weleda.com.br), sempre chega bem rápido.