sexta-feira, 27 de março de 2015

Resenha: perfumes literários femininos da Ravenscourt Apothecary: Jane Eyre, Elizabeth Bennet, Alice e Anne of Avonlea

Tenho uma queda por literatura inglesa desde os tempos de colégio, e fiquei fascinada ao encontrar os perfumes literários femininos da Ravenscourt Apothecary, uma marca artesanal localizada no sudoeste da Inglaterra. Sua fundadora, Tanya Kuznetsova, é uma fotógrafa formada em Letras, e já viveu na Rússia, nos Estados Unidos, na Irlanda e no Reino Unido. Lançou a Ravenscourt Apothecary em 2013, aproveitando toda a experiência que obteve como gerente do departamento de beleza de uma grande farmácia norte-americana, e reunindo elementos que são importantes para ela: ingredientes simples, vegetarianos e locais; cuidar do corpo da forma mais natural possível; literatura vitoriana.

Amostras de perfumes literários femininos: Jane Eyre,
Elizabeth Bennet, Alice e Anne of Avonlea, da Ravenscourt Apothecary
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Adquiri alguns produtos na loja virtual da marca, dentro do Etsy, um portal especializado em produtos artesanais que reúne empreendedores e clientes do mundo todo (https://www.etsy.com/shop/RavensCtApothecary). Os pagamentos são feitos por intermédio do PayPal, e podem ser efetuados também por pessoas que não têm conta ali, mas possuem cartão de crédito internacional.

As entregas são enviadas pelo correio, e na verdade o Brasil não fazia parte da lista dos países com os quais a Ravenscourt Apothecary trabalha. Escrevi uma mensagem para a Tanya perguntando sobre a possibilidade de fazer uma entrega no meu endereço, e ela prontamente respondeu que sim, desde que fosse utilizada uma modalidade um pouco mais cara, com rastreamento do percurso completo.

O porém das compra à distância é a imensa demora das instituições brasileiras, que dão um prazo de 50 dias úteis (!) entre a entrada do pacote em território nacional e sua efetiva chegada no endereço do(a) destinatário(a). Somam-se a isso o tempo que as mercadorias levam para ser postadas e o tempo em que o material fica em trânsito, entre o seu país de origem e o nosso. Fiz a encomenda no final de novembro, uma época complicada devido ao grande número de envios e de feriados, e só na segunda quinzena de fevereiro recebi a caixa, cuidadosamente embalada. Como adorei os produtos, a espera certamente valeu a pena.

Escolhi o Women's Fragrance Sampler (Mostruário de Perfumes Femininos): um conjunto de amostras de perfumes literários femininos que custa £10,00 e consiste em quatro frasquinhos de vidro, de 1ml cada, um volume que de acordo com a marca é suficiente para pelo menos quatro ou cinco aplicações. Por experiência própria, já sei que comigo cada vidrinho vai render o dobro dessa estimativa, ou até mais.

Os frascos são tubinhos transparentes, com tampas de plástico, do tipo que vem com uma haste fina acoplada. Essas tampas fecham tão bem que tenho dificuldade para abri-las. O lado bom é que isso reduz bastante a probabilidade de ocorrer qualquer vazamento.

Esses são os nomes dos perfumes que compõem o Women's Fragrance Sampler, suas origens e suas listas de ingredientes:
Jane Eyre, em homenagem à personagem do livro homônimo de Charlotte Brontë. Composição: óleo de coco fracionado, óleo essencial de rosa, óleo essencial de bergamota, óleo essencial de sálvia.
Elizabeth Bennet, inspirado na personagem da obra Orgulho e preconceito, de Jane Austen. Composição: óleo de coco fracionado, óleo essencial de anis, óleo essencial de manjericão, óleo essencial de mandarina, óleo essencial de limão.
Alice, elaborado em torno da personagem do livro Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll. Composição: óleo de coco fracionado, óleo essencial de néroli, óleo essencial de jasmim, óleo essencial de mandarina.
Anne of Avonlea, baseado na personagem da obra Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery. Composição: óleo de coco fracionado, óleo essencial de ilangue-ilangue, óleo essencial de lavanda, óleo essencial de mandarina doce.
Fiquei surpresa ao ver que gostei muito de todas as quatro opções, apesar de cada uma delas incluir um óleo essencial que não me atrai: sálvia, anis, néroli e ilangue-ilangue, respectivamente. Achei as fragrâncias elegantes, delicadas e extremamente agradáveis. Tenho usado todas; minha preferida é a Jane Eyre.

Cada fragrância da marca é 100% natural, vegan, cruelty-free e não contém álcool, ftalatosparabenos. Por serem perfumes botânicos à base de óleo, sem a adição de fixadores sintéticos ou qualquer outro ingrediente artificial, não se pode esperar deles a longa duração característica de tantos perfumes convencionais. Na minha pele, consigo sentir os aromas por um período de três horas. O óleo de coco fracionado utilizado é bem fluido, o que faz com que os perfumes literários sejam absorvidos sem deixar vestígios, mesmo quando são colocados no cabelo.

Além dos kits de amostras, os perfumes estão disponíveis em tamanho normal (vidrinhos de 10ml de óleo, com tampas de rosquear, que custam £25,00 por unidade e vêm em caixinhas ideais para presentear e para proteger o conteúdo da luz) e em estojos (com espelho e recheados de perfume sólido ao preço de £45,00). Todas as formas de apresentação têm uma estética vintage que combina muito com o estilo clássico dos aromas.

Além desses perfumes literários femininos, a Ravenscourt Apothecary oferece: perfumes literários masculinos (Mr. Rochester, o par romântico de Jane Eyre; Mr. Darcy, correspondendo a Elizabeth Bennet; Dorian Grey, o personagem da obra O retrato de Dorian Grey, de Oscar Wilde; e Heathcliff, do livro O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë); o perfume literário The Secret Garden (inspirado na obra homônima de Frances Hodgson Burnett); perfumes botânicos feitos com chás (Green Tea, Lapsang Souchong, Vanilla Rooibos e Earl Grey); sabonetes artesanais; sais de banho; protetores labiais; bálsamos e manteigas corporais, entre outros itens.

No blog da marca (http://www.ravenscourtapothecary.com/blog/), Tanya Kuznetsova publica textos concisos e fotos muito bonitas. Para entrar em contato com ela, podem ser usados o formulário http://www.ravenscourtapothecary.com/contact/ e o telefone +44 7935 807 428.

Grávidas e mulheres que estejam amamentando devem consultar um(a) médico(a) antes de utilizar produtos elaborados com óleos essenciais.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: perfume botânico Bonfire Rose, da Phoenix Botanicals”
“Resenha: Badger Night-Night Balm, para crianças”
“Resenha e loja virtual: desodorante Soapwalla Deodorant Cream”
“O que é importante saber antes de comprar em sites estrangeiros”
“Por que tanta preocupação com a composição dos cosméticos?”

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...