domingo, 17 de maio de 2015

Resenha: Batom Violeta Nude Matte, da Alva

Comprei o Batom Violeta Nude Matte, da marca alemã Alva, assim que soube que a Linha Matte (chamada de Matt Collection na Europa) havia chegado ao Brasil. Esse é um lançamento bem recente, mas conheço há anos produtos dessa empresa de cosméticos naturais com ingredientes orgânicos, por isso logo criei a expectativa de um batom muito macio, e mesmo assim me surpreendi com a sua cremosidade e a sua ação hidratante.

Batom Violeta Nude Matte, da Alva
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

O Batom Violeta Nude Matte é exatamente o que o seu nome indica: um batom de acabamento opaco, que deixa os lábios com uma tonalidade neutra, leitosa, e uma cor levemente puxada para o violeta. Não uso sombras escuras ou de cores vibrantes, e não tenho sobrancelhas marcantes, por isso não costumo usar batom nude. Essa falta de familiaridade pode explicar meu espanto ao experimentar esse batom pela primeira vez, quando verifiquei que o efeito foi diferente do que eu havia imaginado a partir do swatch abaixo. Para fazer essa foto, apliquei algumas camadas de batom no meu antebraço, e a cor apareceu bastante, ficando mais escura que o tom da minha pele. Já nos meus lábios ocorreu o oposto: como são naturalmente rosados, a primeira camada desse batom já os tornou mais claros. Passando camadas adicionais, eles se apagam cada vez mais.

Batom Violeta Nude Matte, da Alva
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Testando o batom como blush em creme, cheguei a um resultado mais próximo do swatch, embora mais comedido. As maçãs do rosto ganharam uma coloração terracota, muito discreta, e ligeiramente cor-de-rosa.

Apreciei muito a sensação e a aparência de lábios bem tratados, protegidos. O produto tem alta cobertura e longa duração. Certamente o utilizarei até o fim, provavelmente aplicando apenas uma camada a cada ocasião. Será útil também como primer para outros produtos para os lábios, e para suavizar cores que sejam muito intensas para o meu gosto.

O Batom Violeta Nude Matte é um produto totalmente natural, vegan, com ingredientes orgânicos, certificado pela Ecocert e sem testes em animais. Na sua fórmula, destacam-se o extrato de semente de damasco orgânico, o polissacarídeo beta-glucano patenteado — que tem a função de fortalecer o sistema imunológico da pele —, o óleo de rosa mosqueta orgânica e o extrato de camomila orgânica. Segundo a marca, esse cosmético é adequado para peles sensíveis. Não contém óleo mineral, parafina, corantes artificiais, parabenos e nem qualquer outro conservante sintético. A lista completa de ingredientes está copiada a seguir. Acrescentei os termos correspondentes em português.
Octyldodecanol / octildodecanol, Prunus armeniaca kernel extract* / extrato de semente de damasco*, Ricinus communis seed oil* / óleo de semente de mamona (rícino)*, oleyl oleate / oelato de oleíla, hydroxistearic/linolenic/oleic polyglycerides / poliglicerídeos hidroxisteáricos/linoleicos/oleicos, silica / sílica, Copernicia cerifera cera* / cera de carnaúba*, tocoferol / tocoferol, Rosa rubiginosa seed oil* / óleo de semente de rosa mosqueta*, Helianthus annuus seed oil* / óleo de semente de girassol*, limonene / limoneno, parfum / perfume, citronellol / citronelol, geraniol / geraniol, yeast polysaccharides / polissacarídeos, Chamomilla recutita flower extract* / extrato de flor de camomila*, mica / mica. May contain / pode conter +/- : CI 77891, CI 77491, CI 77492, CI 77499, CI 77510, CI 77007, CI 77742.
* Organic ingredients / ingredientes orgânicos.
O batom possui um aroma agradável, de origem natural; tão ameno que não chego a senti-lo quando estou usando o produto. Outra característica interessante é a embalagem: todas as partes pretas que podem ser vistas na primeira foto dessa resenha são feitas de papel. Esse material, condizente com uma proposta de redução do impacto ambiental, atualmente passou a compor a embalagem da maioria dos itens de maquiagem da Alva. Não é uma iniciativa isolada, pois há anos algumas marcas (incluindo marcas convencionais) vêm oferecendo maquiagens em estojos feitos de papel. De todo modo, lançar batons em embalagens sem glamour requer uma boa dose de ousadia e de convicção na qualidade do produto propriamente dito.

Esse batom custou R$82,90 na loja virtual da marca (http://www.alvastore.com.br/), e vem com 4g. A validade é de 18 meses e recomenda-se o uso dentro de 12 meses após a abertura do tubo.

Fundada em 1988 por Martin Plassonke, na Alemanha, a Alva se mantém presente no Brasil por iniciativa de Ananda Boschilia. Os produtos podem ser encontrados também em diversas lojas multimarcas. As composições estão disponíveis online, o atendimento ao cliente (que funciona pelo telefone (47) 3433-6830 e pelo email contato@alvabrasil.com.br) é rápido e cordial, e todas as compras que fiz até o momento chegaram em segurança.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: loção para os pés Foot Lotion, da Alva”
“Resenha: hidratante corporal Sanddorn Body Lotion, da Alva – uso diário e pós-sol”
“Aromaterapia: onde encontrar óleos vegetais orgânicos”
“Resenha e swatches: batons, blushes, sombras e iluminadores da RMS Beauty”
“Resenha: Lip Tint and Shimmer, da Badger, nas cores Garnet, Rose Tourmaline, Copper e Red Jasper (todas complementadas com Opal)”

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá!
Tô querendo adquirir esse batom... aí no seu pulso ele tá parecendo um rosa alaranjado...ele puxa mesmo pro violeta na boca? Tem bom pigmento e fixação?

Michelle C. disse...

Olá, que coincidência, estou usando esse batom agora mesmo, e acabei de ler as suas perguntas!

Na boca, ele realmente fica um pouco diferente do tom que aparece no meu pulso. É um batom rosado que puxa levemente para o violeta; levemente mesmo, até porque o tom é claro. Eu acho a pigmentação e a duração bem boas, mas ele vai saindo quando faço refeições e quando escovo os dentes, como é de se imaginar. Sempre que uso esse batom da Alva, dá para notar bem que eu passei (a textura cremosa e o acabamento mate também contribuem bastante para isso).

Anônimo disse...

Então...estou à procura de um batom orgânico pq eu tenho uma irritação ou pode ser até mesmo alergia dos componentes da fórmula dos batons. Só que é um investimento e tanto né rs (preço) .Eu queria uma cor similar ao nude autoral da Eudora, ficou perfeito em mim. Estou indecisa se compro esse nude violeta da Alva, vale à pena pelo diferencial de não me causar alergia, mas se eu não gostar da cor, vai ser um investimento jogado fora, pq se eu não gostar não vou usar( sou chatinha pra cor batom rs)

Michelle C. disse...

Eu te entendo, o ideal seria poder experimentar o batom durante dias, antes de decidir comprar. Algumas lojas estrangeiras como a Aurora Beauty (tem resenha sobre ela aqui no blog: http://bit.ly/29R7Wjr) oferecem um serviço de envio de amostras que é superprático. Pena que ainda não temos isso aqui no Brasil!...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...