20 setembro 2015

Resenha: BB Cream FPS 20, da Cativa

Ausência de perfume é uma característica que acho bem interessante em produtos de maquiagem. Esse é o caso do BB Cream FPS 20, lançado em março de 2015 pela marca nacional Cativa e preparado com óleos de café verde orgânico, buriti e physalis, extrato de babosa e ativos minerais não irradiados.

BB Cream FPS 20, da Cativa
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

O cosmético, aliás, foi projetado com uma série de outros atrativos:
1. É o primeiro BB Cream a ser formulado com insumos orgânicos rastreados, no Brasil.
2. Reúne seis benefícios num só produto: hidrata, suaviza imperfeições, tem ação antibrilho, pigmentação suave, efeito matificante e proteção contra os raios UV.
3. A proteção solar (FPS 20) é fornecida por filtros físicos: óxido de zinco e dióxido de titânio.
4. Contém alto teor de ômegas 3 e 6, que proporcionam hidratação e maciez.
5. Tem ação antioxidante, devido à elevada concentração de flavonóides.
6. É rico em vitaminas A, C e E, e carotenóides que protegem e revitalizam a pele.
7. Adapta-se a todos os tipos e tons de pele.
8. É dermatologicamente testado, vegano e não testado em animais.
9. Possui o certificado IBD de ingredientes naturais.
A marca Cativa me enviou o BB Cream FPS 20 sem custo e sem compromisso. Gostei tanto que comprei outra unidade, para continuar usando quando a primeira acabar. Na loja virtual da própria Cativa, está custando R$74,00. Pagamentos feitos em depósito bancário têm um desconto sobre esse valor. Quem mora aqui no Rio de Janeiro tem a opção de encomendar na Cativa Rio, da representante Marta Spinola.

O creme vem numa bisnaga de plástico, com 30g, protegida também por uma caixa de papel. A embalagem é branca, com enfeites dourados e letras marrons. A tampa é do tipo que gira, porém não se solta, e tem uma abertura muito reduzida, permitindo um maior controle da quantidade de creme por aplicação e ajudando a diminuir o risco de contaminação do conteúdo restante. A validade é de 2 anos.

Como esse BB Cream tem secagem extremamente rápida e alto rendimento, a marca recomenda que ele seja espalhado sobre a pele em pequenas quantidades, com movimentos suaves, até a sua completa absorção. Faço isso com a ponta dos dedos, mas há quem prefira aplicá-lo com um pincel duo fibre.

Acredito que a cor realmente seja adequada para diversas tonalidades de pele, pelo que pude comprovar por experiência própria e em relatos e fotos de outras pessoas.

O produto não se acumula nas minhas linhas de expressão, que ainda são finas e pouco numerosas, apesar dos meus atuais 39 anos de idade. Tenho usado o BB Cream FPS 20 com frequência, há quatro meses, e fiquei contente com o estado da minha pele mista nas fotos da viagem que fiz durante as férias. Efetivamente protege, trata e uniformiza a coloração da pele, com um acabamento bem natural. A cobertura não é intensa como a de uma base, e para mim já é suficiente para deixar a pele mais bonita.

Mesmo agitando a bisnaga antes de usar, o produto se separa um pouco, como pode ser visto na foto que ilustra essa resenha. Isso não me incomoda na hora da aplicação e nem prejudica o resultado final.

A lista de ingredientes está reproduzida a seguir. Incluí a tradução de cada item.
Linum usitatissimum seed oil* / óleo de semente de linhaça*, Mauritia flexuosa fruit oil / óleo de fruto de buriti, Physalis angulata extract / extrato de physalisCoffea arabica seed oil* / óleo de semente de café*, propanediol / propanodiol, Aloe barbadensis extract / extrato de babosa, argilla/montmorillonite/kaolin/mica/titanium dioxide / argila/argila verde/caulim/mica/dióxido de titânio, sodium PCA / sódio PCA, zinc oxide (and) caprylic/capric triglyceride (and) glyceryl isostearate (and) polyhydroxystearic acid / óxido de zinco (e) triglicéride cáprico/caprílico (e) isoestearato de glicerila (e) ácido esteárico, potassium cetyl phosphate / cetil fosfato de potássio, cetearyl glucoside (and) cetearyl alcohol / glicosídeo cetearílico (e) álcool cetearílico, coco-caprylate / caprilato de coco, benzyl alcohol and dehydroacetic acid and benzoic acid / álcool benzílico e ácido deidroacético e ácido benzóico, xanthan gum / goma xantana, sodium citrate / citrato de sódio, tocopheryl acetate / acetato de tocoferol, aqua / água, mica / mica, CI 77891 (titanium dioxide / dióxido de titânio), CI 77491 (iron oxides / óxidos de ferro).
* Ingredientes orgânicos.
Não contém parabenos, corantes sintéticos, fragrâncias artificiais, liberadores de formol, silicones, filtros químicos, óleo mineral e derivados do petróleo, ingredientes transgênicos e irradiados.

Ao ler a composição, fiquei em dúvida quanto à origem do propanediol (propanodiol em português), e escrevi para a Rose Cativa, fundadora da empresa. Ela me disse que o propanediol utilizado é totalmente vegetal, derivado do açúcar do milho (e não do petróleo), e foi escolhido por sua ação hidratante, conservante e modificadora sensorial. Completou a resposta informando que esse ingrediente é aprovado pelo IBD e pela Ecocert.

Em dias mais frios, funciona melhor comigo sobre uma camada fina de hidratante (Creme Noturno de Rosas, da Ikove) ou de sérum facial (RS Youth Serum, da Root Science). Em dias mais quentes, essa aplicação prévia não tem sido necessária. Após o BB Cream FPS 20, coloco um pouco de pó facial (Color Balancing Powder na cor Buttercup, ou Balancing Primer Powder na cor Medium, ambos da Alima). Quando o evento envolve praia, piscina ou caminhadas, uso um protetor solar com FPS 35 e longa duração (SPF 35 Sport Sunscreen Face Stick, da Badger).

Para quem quiser ler outras resenhas sobre esse cosmético, sugiro os textos da Yumi Tips, no blog Projeto Beleza Saudável, da Nyle Ferrari, no blog Lookaholic, e da Heglaé Maia, no blog Mocinha Kawaii. A postagem da Heglaé é especialmente útil, com fotos do rosto inteiro, antes e depois de passar o BB Cream. E ela definiu bem o cheiro do produto, ao dizer que lembra argila molhada. Após secar, o odor logo desaparece.

Mais informações sobre a Cativa podem ser encontradas no meu texto “Resenha: Loção Hidratante Copaíba, da Cativa”.

OBSERVAÇÃO: Esse creme foi enviado pela marca para minha avaliação. Eventualmente recebo produtos sem tê-los adquirido, e agradeço a gentileza. Nunca me senti na obrigação de fazer elogios. Estou escrevendo sobre o BB Cream FPS 20 por ter ficado verdadeiramente satisfeita com esse produto.

ATUALIZAÇÃO, 05/10/2015: A multimarcas brasileira Capym Store também comercializa esse cosmético. Esse é um link afiliado; mais informações em “Loja virtual: Capym Store”.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Leia também:

Nenhum comentário: