SOBRE O TANTAS PLANTAS

Olá! Meu nome é Michelle C., criei esse blog em junho de 2011, e é um prazer estar com vocês. Escrevo no Tantas Plantas sobre produtos orgânicos e naturais de cuidado pessoal — brasileiros e estrangeiros, para pessoas de todas as idades —, com resenhas e informações sobre lojas especializadas e ingredientes.

Sou produtora editorial e administradora, por formação e profissão. Em 2008, quando minha filha tinha meses de idade e ficou com o couro cabeludo muito irritado por causa de um xampu para bebês, a minha dermatologista contou que aquele tipo de caso era recorrente no seu consultório. A marca, bem conhecida, é comercializada no Brasil e em outros países há décadas. Alguns meses depois, em 2009, encontrei uma pesquisa cuja tradução compõe o post inicial do Tantas Plantas — por favor clique no título para acessar: “12 ingredientes que devem ser evitados” (a lista começou com 12 itens e foi ganhando acréscimos). Para meu espanto, ao verificar a lista de ingredientes daquele xampu para bebês, descobri que ele continha vários ingredientes polêmicos, e não era o único: desde então passei a ler as composições de todos os produtos de cuidado pessoal e encontrei inúmeros resultados semelhantes. Decidi fazer a transição de produtos convencionais para produtos orgânicos a partir dessa constatação.

Felizmente, fui encontrando alternativas orgânicas e naturais, sem essas substâncias. Algumas são nacionais e outras são importadas; muitas são industrializadas e algumas são artesanais. A grande maioria não é encontrada facilmente em lojas físicas. Muito animada, passei a compartilhar as minhas descobertas com minha irmã, uma prima e algumas amigas, até que essa prima (obrigada mais uma vez, Renata!) me sugeriu montar um blog; e assim nasceu o Tantas Plantas.

Atualmente, disponibilizo informações sobre opções de todos os tipos de produtos de higiene e de beleza: para rostocorpo e cabelo, incluindo maquiagens e perfumes, além de protetor solarpasta de dente e itens específicos para grávidasbebês e crianças. Vários cosméticos são multifuncionais.

Com a transição, fui notando uma melhora expressiva na dermatite atópica com a qual convivo desde criança. Atribuo isso em parte ao uso de cosméticos orgânicos, que ajudam a manter a minha pele menos suscetível. O texto a seguir dá mais detalhes sobre esse assunto: “Meu relato sobre dermatite atópica e o uso de produtos naturais com ingredientes orgânicos”.

Além das ferramentas de busca comuns (o campo de pesquisa no alto da página, à esquerda, e a caixa de pesquisa na coluna direita), o blog conta com três listas adicionais, organizadas em ordem alfabética e constantemente atualizadas:


Sou apenas uma cliente e as indicações de lojas virtuais foram feitas espontaneamente, são sites nos quais tive experiências positivas de compra. Os produtos sobre os quais escrevo foram adquiridos por mim mesma, em lojas brasileiras e em lojas estrangeiras que fazem envios para o Rio de Janeiro. Se eu vier a falar de algo recebido gratuitamente, isso será informado no texto. Sempre que possível, faço fotos dos cosméticos aqui em casa, com luz natural. Acho que pode ser interessante ver imagens diferentes das oficiais, que são preparadas profissionalmente para os sites das marcas.

Se você tiver a intenção de reproduzir qualquer trecho ou foto deste blog, entre em contato comigo, usando o email tantas.plantas@uol.com.br.

Costumo escrever somente sobre produtos que realmente me agradaram. No entanto, algo que me deu bons resultados pode não funcionar tão bem com outros indivíduos. Gestantes, lactantes e todas as pessoas cuja saúde requeira algum cuidado adicional devem confirmar suas escolhas de cosméticos com um(a) bom(a) profissional da área médica.

Acompanhe o Tantas Plantas também nas redes sociais:


Muito obrigada pelas visitas, pelos comentários e pela divulgação!

2 comentários:

Cristiane disse...

Estava com o link desse blog há algum tempo e hoje, pensando em fazer uma pequena pesquisa sobre cosméticos orgânicos, tropecei aqui. Resultado: horas aprendendo sobre cremes, sabonetes, desodorantes, conhecendo marcas, ...
Gostei muito do jeito que escreves, do cuidado ao descrever não só o produto, mas dando um histórico da marca, contando das sensações. Adorei o fato de colocares a lista dos ingredientes traduzida.
Olha, eu sou adepta dos orgânicos há vários anos e, como química que sou, faço muitos dos meus cosméticos. Por isso (e por ser muito curiosa), pesquiso bastante, e achar teu blog foi um bom presente. Muito conteúdo bom, muito organizado. Parabéns. E obrigada =)

Michelle C. disse...

Muito obrigada pelo comentário, Cristiane! =) É tão bom saber que o blog está sendo útil! Peço desculpas pela demora para responder, viajei por alguns dias. Acabei de entrar no seu blog e estou gostando muito, quero ler tudo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...