25 junho 2011

O que é importante saber antes de comprar em sites estrangeiros

Sempre é bom pensar duas vezes antes de fazer compras em lojas virtuais do exterior. Tenha em mente o seguinte:

1. É preciso ter muita paciência para esperar as encomendas chegarem, pois na prática demora em torno de um mês. E eu já tive dois pedidos que só foram entregues aqui no Rio depois de dois meses e meio.

2. É fundamental fazer a conta do imposto sobre importação: se o seu pacote for parado na Alfândega brasileira, além de demorar mais ainda para ser entregue, você só conseguirá pegá-lo mediante o pagamento de um imposto de 60% sobre o valor total da compra (produtos + frete). Você vai receber um aviso na sua casa dizendo em que agência do correio você tem que se apresentar para pagar essa taxa.

3. Se você escolher a opção de frete mais rápido (e mais caro), do tipo FedEx ou outro express courier service, aí é Alfândega na certa. E além do imposto de 60% pode haver também uma taxa administrativa caríssima — uma vez tive que pagar quase R$50,00 à DHL (não era uma compra de cosméticos, mas era exatamente essa situação: compra em site estrangeiro com entrega expressa). Acaba sendo mais prudente usar o frete mais lento e barato e aguentar o suspense da espera...

4. Também tem que entrar na conta o IOF sobre despesas no exterior, que aumentou bastante recentemente e passou a ser de 6,38%. Esse valor vai aparecer na fatura do seu cartão de crédito.

5. Mesmo um produto orgânico ou natural pode acabar causando alguma reação adversa, eventualmente. Qualquer substância, natural ou artificial, é capaz de provocar alergia — tudo depende do organismo de cada pessoa. Sempre que estiverem disponíveis, vale a pena encomendar amostras ou miniaturas, para testar antes de comprar os produtos em tamanho normal.

ATUALIZAÇÃO, 07/06/2014: A partir do início de 2014, passei a ter que pagar imposto por todas as minhas compras internacionais. E em 02/06/14 foi instituída uma nova taxa, chamada Cobrança de Despacho Postal, no valor de R$12,00. Esse dinheiro fica com os Correios e seria utilizado para cobrir os custos de operação da nacionalização das encomendas.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Compras internacionais: a história do limite de 50 dólares”
“Por que tanta preocupação com a composição dos cosméticos?”
“12 ingredientes que devem ser evitados”
“Lojas e marcas especializadas”

Um comentário:

Heglaé Maia disse...

É, comprinhas internacionais tem dessas mesmo. Eu me arrisquei a comprar algumas coisas no Etsy. Lá tem muita make orgânica, mas tem que ver os ingredientes primeiro, pq muitas falam que são orgânicas "pero no mucho', sabe? Aí eu pego os ingredientes e jogo lá no EWG Cosmetics Database pra ver a segurança dos produtos. Aí tô na espera dos produtinhos da Etsy. Recebi hoje da Erth Minerals um kit de amostras de bases minerais, blushes e bronzers e eles ainda mandaram 2 sombras de graça. E como eu comprei mais de $55, o frete foi de graça. \o/