04 setembro 2011

Resenha e loja virtual: desodorante Soapwalla Deodorant Cream

Assim como algumas outras marcas naturais, os produtos da Soapwalla foram criados para atender a necessidades pessoais específicas do fundador ou de alguém muito próximo. A criadora e “chef ” da Soapwalla Kitchen, Rachel Winard, tem lúpus, uma doença inflamatória autoimune que pode se manifestar de diversas maneiras. Um dos órgãos mais comumente afetados é a pele, que se torna extremamente sensível e propensa a lesões. Depois de meses experimentando sem sucesso vários cosméticos para o corpo e o rosto que não agravassem seus problemas de pele, ela começou a desenvolver seus próprios produtos na cozinha do seu apartamento no Brooklyn, usando apenas ingredientes orgânicos e vegan, além de conservantes alimentícios.

Deodorant Cream, da Soapwalla Kitchen
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Os produtos da Soapwalla não contêm parabenos, ftalatos, derivados de petróleo e nem lauril sulfato de sódio, por exemplo, e nunca são testados em animais. Estão disponíveis desde o final de 2009 na loja virtual da marca (http://www.etsy.com/shop/soapwallakitchen), que fica hospedada no Etsy, um portal americano voltado para a comercialização de artigos artesanais feitos pelos próprios vendedores (itens produzidos por terceiros não entram), suprimentos e objetos vintage (que tenham pelo menos 20 anos, e apenas nesse caso mercadorias industrializadas também são permitidas). [ATUALIZAÇÃO, 29/05/2017: Atualmente a marca não vende mais no Etsy, e sim no site próprio https://soapwalla.com/.]

A loja entrega em todos os países do mundo e o frete depende do item escolhido; o valor aparece no final da página de cada produto. Todas as minhas compras chegaram dentro de 30 dias, cuidadosamente embaladas. O atendimento ao cliente é rápido e atencioso. Além de uma conta no Facebook (como a grande maioria das marcas mencionadas aqui no Tantas Plantas), a Soapwalla tem também um bloghttp://soapwallakitchen.wordpress.com/. Eu gosto especialmente das newsletters, cujos links são periodicamente postados lá. [ATUALIZAÇÃO, 29/05/2017: O endereço do blog mudou para https://soapwalla.com/blogs/blog.]

O produto mais famoso da marca é o Deodorant Cream (Creme Desodorante), mostrado na foto acima. Tanto o meu marido quanto eu ficamos muito impressionados quando experimentamos. Os óleos essenciais orgânicos de lavanda, melaleuca (tea tree), laranja, hortelã-pimenta e bergamota dão origem a um aroma agradável (igualmente adequado para homens e mulheres) e leve, que evoca pele limpa. A consistência é de pomada, o que dá total controle na hora de aplicar. Como não leva água na composição, praticamente não é preciso esperar o creme ser absorvido antes de vestir roupas, e ao mesmo tempo a pele não fica nem um pouco engordurada.

Deodorant Cream rende um bocado, uma pequena quantidade é suficiente para manter as axilas sem odores o dia inteiro. O efeito é também bastante estável, não é o tipo de desodorante que precisa ser reaplicado ao longo do dia, mesmo quando o clima aqui está muito quente e úmido. Além de tudo, apesar de não ser um produto antitranspirante, já que não contém alumínio, alguns de seus ingredientes de fato ajudam a diminuir a sensação de pele suada.

Custa US$12,00 [ATUALIZAÇÃO, 04/07/2013: US$14,00] e vem num potinho de plástico reciclável azul-escuro, com tampa preta e capacidade para aproximadamente 60g. Recomenda-se que seja usado dentro de um prazo de seis meses [ATUALIZAÇÃO, 04/07/2013: doze meses, de acordo com a indicação da marca hoje]. Copiei abaixo a lista de ingredientes.
Organic Simmondsia chinensis (Jojoba) oil / óleo de jojoba orgânico, organic Helianthus annuus (Sunflower) oil / óleo de girassol orgânico, organic rosehip seed oil / óleo de rosa mosqueta orgânico, Butyrospermun parkii (shea) butter / manteiga de karité, organic corn starch / amido de milho orgânico, sodium bicarbonate / bicarbonato de sódio, kaolin clay / caulim (argila branca), organic vegan kosher glycerin / glicerina orgânica, vegan e kosher, essential oils of / óleos essenciais de: organic Lavandula angustifolia (lavender) / lavanda orgânica, organic Melaleuca alternifolia (tea tree) / melaleuca orgânica, organic Citrus sinensis (sweet orange) / laranja orgânica, organic Mentha piperita (peppermint) / hortelã-pimenta orgânica, Citrus aurantium bergamia (bergamot) / bergamota [ATUALIZAÇÃO, 04/07/2013: substituída por bergaptene-free bergamot / bergamota sem bergapteno].
Deodorant Cream tem uma legião de fãs, com inúmeras resenhas estrangeiras positivas, e é vendido também na criteriosa Spirit Beauty Lounge. No entanto, eventualmente algumas leitoras de outros blogs relatam ter tido alguma reação adversa. Vale lembrar que essa possibilidade existe com relação a qualquer produto convencional ou natural. Aconteceu comigo apenas de ficar com a pele da região um pouco mais escura, em duas ocasiões, porém sem qualquer sinal de irritação. E a área voltou sozinha à cor normal poucos dias depois. Coincidentemente, foram épocas de muito estresse e mudanças na minha vida, e até isso ter ocorrido eu confesso que passava o produto com bem menos delicadeza do que seria indicado — como um dos componentes da fórmula é bicarbonato de sódio, esse desodorante não deve ser esfregado na pele. Por outro lado, apesar do bicarbonato de sódio ser granuloso, uma vez aplicado o produto não deixa uma sensação esfarelenta.

Quando falei com a Rachel Winard sobre tudo isso, ela comentou que o hábito de esfoliar as axilas uma vez por semana ajuda a evitar o surgimento de escurecimento e também de descamação. Cada organismo tem as suas particularidades, e nada semelhante jamais aconteceu com o meu marido, que já usa esse desodorante em creme diariamente há dez meses. Eu fiquei sem usá-lo por um breve período, mas senti muito a falta dele e logo voltei de vez.

Quem prefere testar antes de comprar produtos full-size pode obter uma amostra do Deodorant Cream na Spirit Beauty Lounge, dentro de um conjunto chamado Customized Deluxe Sample Kit, composto de amostras de 9 itens diferentes, de livre escolha. Basta clicar na opção “order a sample” (“encomendar uma amostra”) na página do cosmético, o kit aparece logo em seguida.

É um daqueles produtos dos quais eu acho que vale a pena ter sempre um pote de reserva, para não correr o risco de ficar sem.

ATUALIZAÇÃO, 04/07/2013: Provavelmente, o escurecimento da pele estava relacionado com a presença do óleo essencial de bergamota, que é fotossensível. Como trabalho em ambiente fechado e almoço lá mesmo, a ida para o trabalho é a minha única oportunidade de pegar sol no dia a dia. Prefiro então me sentar na janela, no lado ensolarado, para estimular a produção de vitamina D (passo protetor solar somente no rosto), só que uso roupas sem mangas durante a maior parte do ano, e isso faz com que eventualmente a pele das axilas também pegue um pouco de sol. Uma notícia boa é que vi agora no site da Soapwalla que a bergamota está sendo mencionada como sendo bergaptene-free, ou seja, sem a substância que causa fotossensibilidade.

ATUALIZAÇÃO, 29/05/2017: Outra loja virtual que também entrega os produtos da Soapwalla no Brasil é a Carbon Beauty.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: Citrus Almond Luxurious Body Oil, da Soapwalla”
“12 ingredientes que devem ser evitados”
“Resenha: perfume botânico Bonfire Rose, da Phoenix Botanicals”
“Resenha: perfumes literários femininos da Ravenscourt Apothecary: Jane Eyre, Elizabeth Bennet, Alice e Anne of Avonlea”
“Resenha: polvilhos Lavender & Tea Tree Body Powder, Geranium & Orange Body Powder e Baby Powder, da Neal's Yard Remedies”

3 comentários:

Heglaé Maia disse...

este produto está na minha wishlist faz tempo. Já vi em vários blogs de produtos orgânicos, mais ainda não comprei. Estava meio assim de comprar pelo fato de ser em creme e não ser tão prático qto spray ou rollon, mas é tudo tb questão de costume né?
:*

Michelle C. disse...

Acho que sim! E de todo modo eu acho esse desodorante até bem prático, porque não é preciso ficar esperando ele secar :)

Anônimo disse...

I always wanted to try this one, but I'm not sure about it. I also read in some places of people that had skin rashes because of it, though it might be the baking soda/sodium bicarbonate, also can be the essential oils. It contains bergamot and bergamot it's phototoxic but also can improve darkening! Surely I won't go out under the sun using this deodorant. On Etsy many owners make custom-made products, I'll ask this girl if she wants to make a "naked" version for me, one without essential oils or with more nice essential oils. But I think I'll try to make my own, very similar to this one, I felt in a crafty mood after seeing the ingredients and there are a few things I'll add to a deodorant cream.