terça-feira, 23 de outubro de 2012

Resenha: hidratante corporal Sanddorn Body Lotion, da Alva Naturkosmetik — uso diário e pós-sol

Adoro experimentar hidratantes, e uma ótima descoberta recente foi a Sanddorn Body Lotion (Loção para o Corpo Sanddorn), produzida na Alemanha pela Alva Naturkosmetik e felizmente vendida também no Brasil. Sanddorn é o termo alemão para um arbusto chamado em português de espinheiro-do-mar, mas que vejo ser mais chamado pelo seu nome em inglês por aqui: sea buckthorn. A Alva, uma empresa de cosméticos naturais e orgânicos fundada em 1988 por Martin Plassonke, tem uma plantação própria de sea buckthorn orgânico, localizada no norte da Alemanha, que fornece o óleo utilizado nos diversos produtos que fazem parte da linha premium e antienvelhecimento Sanddorn, voltada para peles normais e secas acima de 30 anos.

Sanddorn Body Lotion, da Alva Naturkosmetik
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

A Sanddorn Body Lotion é recomendada especialmente após a exposição ao sol e, de acordo com o site brasileiro da marca, após a gravidez. Pode também ser usada diariamente por pessoas que não estejam nessas duas situações. A loção é fácil de espalhar, tem uma textura consistente na medida certa para passar uma sensação de pele protegida, é rapidamente absorvida e tem um ótimo rendimento, o que compensa bem o preço de R$63,00 pela bisnaga de 150ml. Seu tom amarelo-claro provém exclusivamente da cor natural dos ingredientes. A bisnaga de plástico na qual a loção está contida e a sua caixa de papel são brancas, com detalhes em laranja e a logomarca da Alva em dourado. O conjunto transmite impressões de leveza e boa qualidade.

Como raramente vou à praia ou à pisicina, não cheguei a testá-la como loção pós-sol (de acordo com a embalagem, o produto evita a formação de radicais livres e acelera em até 86% a diminuição da vermelhidão causada por raios UV), mas posso contar que funciona muito bem como hidratante de uso diário, deixando a pele mais macia e elástica, conforme prometido, tanto nas áreas em que ela é normal quanto nas áreas secas. Já peles muito ressecadas talvez precisem de algum reforço, ou de reaplicação após um certo tempo.

A mistura do aroma de ingredientes orgânicos como a manteiga de cacau e os óleos de jojoba, sea buckthorn, palmarosa e tangerina, além de ingredientes naturais como o óleo de girassol e aromatizantes naturais englobados na denominação “parfum, resulta numa fragrância confortavelmente discreta, com um leve toque cítrico, que me agrada muito. É bem despretensiosa e unissex, do tipo que dura poucas horas e não interfere no cheiro de outros cosméticos.

Copiei abaixo a lista completa de ingredientes e incluí a tradução dos termos. A loção é certificada pela Ecocert, sendo que 99,7% do total de ingredientes são de origem natural e 19,9% do total dos ingredientes são de agricultura orgânica. Além da lista dentro da nomenclatura INCI (International Nomenclature of Cosmetic Ingredients), também são informados na caixa os termos coloquiais correspondentes aos ingredientes, em inglês e em francês, um cuidado que facilita muito a vida de quem presta atenção na composição dos cosméticos.
Aqua / água, Simmondsia chinensis oil* / óleo de jojoba*, Helianthus annuus seed oil* / óleo de girassol, polyglyceryl-3 methylglucose distearate', Cera alba / cera de abelha, Theobroma cacao butter* / manteiga de cacau*, tocopheryl acetate' / acetato de tocoferilo', Hippophae rhamnoides oil* / óleo de espinheiro-do-mar*, fragrance (parfum)' / fragrância (perfume)', Citrus nobilis oil* / óleo de tangerina*, Cymbopogon martini oil* / óleo de palmarosa*, algin' / algina', xanthan gum / goma xantana, potassium sorbate / sorbato de potássio, citric acid' / ácido cítrico', geraniol, limonene, linalool, citral, farnesol
* Ingredients from organic farming / ingredientes de agricultura orgânica.
' From natural origin / de origem natural.
Sanddorn Body Lotion é vendida na loja online (http://www.alvastore.com.br/) da própria Alva Brasil, cuja sede fica em Joinville, e também numa loja virtual de Brasília chamada Vitapura (http://www.vitapura.com.br/). Já fiz compras nos dois sites e tudo deu certo, as encomendas chegaram bem embrulhadas e sem demora, pelo correio. Existem outras lojas virtuais e físicas que vendem produtos da Alva, mas em geral se restringem a uma ou duas linhas — as mais presentes são a linha de maquiagem Coleur e a linha para pele oleosa Rhassoul. O site da Alva é realmente o mais completo, mas o da Vitapura não fica muito atrás; tem produtos de outras linhas como a masculina For Him e a linha Pés, além disso oferece frete grátis em todas as compras acima de R$100,00.

Os produtos da Alva têm a certificação Ecocert e muitos deles são também veganos. A empresa está na lista positiva do PETA. Não utiliza parabenos, parafinas, óleo mineral, álcool, organismos geneticamente modificados, lauril sulfato de sódio, entre outros componentes controversos. Todas as menções a “fragrance” e “parfum” se referem a aromas de origem totalmente natural. Tanto o site institucional quanto a loja online da Alva mostram as listas de ingredientes completas de todos os cosméticos, numa postura transparente que ainda é extremamente rara aqui no Brasil. E a minha impressão positiva sobre os produtos e a filosofia da marca foi reforçada pelo atendimento simpático e objetivo que recebi quando entrei em contato com o SAC, que funciona pelo telefone (47) 3433-6830 e pelo email contato@alvabrasil.com.br.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:


“12 ingredientes que devem ser evitados”
“Resenha: loção para os pés Foot Lotion, da Alva”

“Resenha: Sabonete de Massoia, da Ewé”
“Resenha: creme para corpo e rosto All-Round Cream, da Lavera”
“Resenha: manteiga nutritiva para mãos e rosto Vanilla Butter, da Phoenix Botanicals”

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...