quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Resenha: filtro solar para o rosto SPF 35 Sport Sunscreen Face Stick, da Badger, para adultos e crianças

Quando comprei o SPF 35 Sport Sunscreen Face Stick (Filtro Solar em Bastão para Esportes, com FPS 35), da Badger, minha escolha foi determinada principalmente pela ótima composição (100% natural, 77,3% orgânica e segura, entre várias outras qualidades que serão detalhadas a seguir), o alto fator de proteção solar do filtro (FPS 35) e a excelente reputação dessa marca americana natural e orgânica. Mas confesso que tive receio de ficar com o rosto esbranquiçado (algo que frequentemente acontece com filtros físicos) e da minha pele mista se tornar oleosa (devido à grande quantidade de ingredientes emolientes presentes na fórmula). Para minha surpresa, nada disso aconteceu, e estou muito feliz com o produto.

SPF 35 Unscented Sunscreen Face Stick, da Badger
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

A lista de ingredientes está copiada abaixo, junto com a tradução de cada item:
Active sunscreen ingredient / ingrediente ativo de proteção solar: non-nano uncoated zinc oxide 22.5% / óxido de zinco não nano e não revestido 22,5%. Other ingredients / demais ingredientes: Olea europaea (organic extra virgin olive) oil* / óleo de oliva extravirgem orgânico*, Cera alba (organic beeswax)* / cera de abelha orgânica*, Theobroma cacao (organic cocoa) butter* / manteiga de cacau orgânica, Butyrospermum parkii (organic shea) butter* / manteiga de karité orgânica* and tocopherol (sunflower vitamin E) / e tocoferol (vitamina E derivada de girassol).
* Certified Organic / * Orgânico certificado. Total organic content: 77.30% / conteúdo orgânico total: 77,3%.
Além de não conter óleo mineral e outros derivados de petróleo, parabenos, conservantes que liberam formaldeído e nenhum dos demais ingredientes mencionados no post “12 ingredientes que devem ser evitados”, esse produto também não contém retinyl palmitate (palmitato de retinila, retinol ou vitamina A — substância que quando usada em cosméticos causa câncer de pele, de acordo com testes de laboratório conduzidos pelo governo americano), oxibenzone (oxibenzona, um filtro solar químico que é um disruptor endócrino, além de estar associado a alergias na pele) e nenhum outro filtro solar químico identificado como nocivo. Para mais informações sobre o uso seguro de protetores solares, vale a pena ler o texto em inglês “Top Sun Safety Tips”, do EWG (Environmental Working Group).

A formulação vai ainda mais longe: é totalmente composta de ingredientes naturais e contém somente filtro solar físico — o óxido de zinco, não nano (nanopartículas) e não revestido —, além de fazer parte da lista atualizada dos melhores protetores solares no ranking do EWG. A lista mostra as marcas em ordem alfabética e está na página “Best Beach & Sport Sunscreens”; o SPF 35 Sport Sunscreen Face Stick aparece lá com o nome All-Season Face Stick, SPF 35.

Tirando o óxido de zinco, que por ser um mineral não pode ser classificado como orgânico, praticamente todos os demais ingredientes são orgânicos, inclusive a cera de abelha. A exceção é apenas a vitamina E, derivada de girassol, que é natural mas não orgânica.

Segundo os padrões da Leaping Bunny, esse produto é cruelty-free no sentido de nem a Badger e nem seus fornecedores fazerem testes em animais. Tudo indica que o cuidado com os animais se estende também ao processo de obtenção da cera de abelha usada pela empresa, como pode-se notar no texto “Healthy Honeybee Keeping”, escrito por Bill Whyte, o empreendedor que fundou a Badger em 1995 e até hoje é o seu CEO. Está numa seção do site intitulada “Education”.

O SPF 35 Sport Sunscreen Face Stick vem num tubo de plástico com 9,5cm de comprimento e 2,5cm de diâmetro. É perfeito para carregar na bolsa ou em viagens, podendo inclusive ser transportado na bagagem de mão, por ser sólido. O peso líquido é de 18,4g. Rende muito: mesmo usando-o há aproximadamente três meses e diariamente, até o momento só gastei 25% do bastão. E o prazo de validade do produto é bem longo — 24 meses na prateleira e 12 meses após a abertura da embalagem. Custa US$8,49, sendo que o site iHerb* dá 10% de desconto e entrega no Brasil.

O tubo é branco e tem um rótulo azul, com a ilustração de um texugo pegando onda numa prancha de surfe. Além de dar nome à empresa, o texugo é o seu mascote oficial. O rótulo não desbota e não descasca com o uso. O tubo fica acondicionado numa embalagem de papel com o selo do FSC. A caixa e o tubo são cheios de selos, pois o produto tem vários certificados: Leaping Bunny, NPA, NSF / QAI, PA+++UVA****. É um filtro de amplo espectro UVA e UVB, biodegradável, resistente à água por 80 minutos e sem nanotecnologia. Deve ser reaplicado a cada duas horas, após 80 minutos na água (nadando ou suando) ou imediatamente após secagem com toalha.

Além da reaplicação, outro cuidado essencial é evitar se expor nos horários de sol mais forte, independentemente de se estar ou não usando filtro solar. É importante lembrar também de passar o filtro em áreas muitas vezes esquecidas, como o topo da cabeça no caso de pessoas calvas, as orelhas, a nuca, o pescoço, as mãos e os pés.

O SPF 35 Sport Sunscreen Face Stick forma um bastão bem consistente, que desliza facilmente pela pele. Por ser esbranquiçado, tem a vantagem de permitir ver exatamente onde ele foi passado. Recomenda-se espalhar o filtro com as pontas dos dedos logo em seguida, e a pele não fica branca e nem engordurada. Pode ser usado no rosto todo, incluindo a área ao redor dos olhos — sem deixá-lo entrar dentro dos olhos propriamente ditos.

Eu tenho pele mista (oleosa no nariz e no queixo, normal nas têmporas e na testa e normal com tendência a seca nas bochechas), e no meu rosto o produto tem um acabamento sequinho, acetinado, mesmo no verão. Nunca me deu cravos ou espinhas, mas ao mesmo tempo não tenho propensão à acne. Passo-o sempre após um hidratante, o Creme Facial Noturno de Rosas, da Ikove (que não possui ingredientes fotossensíveis, portanto uso-o também durante o dia), e em seguida uso o pó facial incolor Rose Silk Finishing Powder, da Jurlique.

Esse filtro foi especificamente elaborado para praticantes de esportes e pode ser usado por adultos e crianças. A aplicação prática e rápida de fato torna-o especialmente interessante para crianças. Não escorre, nem em dias extremamente quentes. Sem fragrância, tem apenas um aroma muito suave e agradável de manteiga de cacau, que desaparece em poucos instantes. Removê-lo da pele não requer nenhum grande esforço, basta lavar o rosto normalmente.

A fórmula é adequada para peles sensíveis. Pude comprovar essa característica recentemente, pois o calor aqui no Rio de Janeiro tem estado tão terrível nas últimas semanas que o constante entra-e-sai do ar condicionado deixou a minha pele irritada ao redor da boca, e ainda assim o SPF 35 Sport Sunscreen Face Stick não tem me causado nenhuma reação negativa. Já estou me tratando e melhorando, devo voltar completamente ao normal dentro de dois ou três dias; de todo modo é um alívio poder manter o rosto protegido do sol mesmo nessa região que está sensível.

Esse filtro solar também pode usado nos lábios. Não os deixa grudados e não tem sabor. Dependendo do tom da boca ele pode deixar uma aparência meio esbranquiçada, mesmo depois de ter sido espalhado com o dedo, mas imagino que isso não irá ocorrer em lábios pouco pigmentados. Acontece comigo, então corrijo a cor com um protetor labial colorido ou um batom.

* Somente na sua primeira compra na iHerb, o(a) cliente que digitar o código “QUS647” no checkout poderá receber até US$10,00 de desconto. Mais informações no texto “Loja virtual: iHerb”.

ATUALIZAÇÃO, 28/10/14: A unidade do SPF 35 Sport Sunscreen Face Stick que estou usando no momento está mais macia que essa da resenha, então a pele recebe mais produto e por isso acaba ficando esbranquiçada ao final. Tendo o cuidado de espalhar muito bem, a aparência fica mais natural. Já quando vou à praia ou à piscina, passo o bastão com mão bem pesada mesmo, de propósito, e não ligo para a brancura da grande quantidade de óxido de zinco, porque o mais importante é proteger a pele de tanta exposição ao sol.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

Resenha: Badger Night-Night Balm, para crianças
“Resenha: filtro solar Childrens Sunscreen SPF 15, da Erbaviva, para crianças e adultos”
“Férias no Havaí, parte 1: passeios, acomodações e transporte na Big Island”
“Férias no Havaí, parte 2: restaurantes, produtos orgânicos e outras compras na Big Island”
“Resenha: blotting papers Original Aburatorigami e Evening Aburatorigami, da Tatcha”

12 comentários:

Juliana disse...

Ótima resenha, muito completa! Me deu vontade experimentar. Entrou para a minha lista. =D

Michelle C. disse...

Obrigada! Tomara que você goste também :)

Anônimo disse...

Oi, Michelle! Você acha que pra quem tem uma pele oleosa e sensível ele é uma boa opção?
Muito obrigada!

Michelle C. disse...

Oi, Anônima, acredito que sim. Dependendo do grau de oleosidade da pele, vale a pena passar um pó por cima, conforme mencionei. Ou usar um lenço removedor de óleo em algum momento do dia, se houver necessidade.

Anônimo disse...

Olá.
Tem algum protetor solar que seja orgânico, nesse estilo, mas que seja líquido? De preferência em gel e que esteja entre os mais bem avaliados pela agência?

Obrigada.

Michelle C. disse...

Olá, Anônima, os protetores solares da Badger em bastão e em creme têm dado tão certo comigo e com a minha filha que não precisei procurar outros, então não tenho experiências com protetores solares nesse estilo que sejam líquidos ou em gel... Mas nesse link você encontra uma lista considerável de opções que atendem aos critérios do EWG:

http://www.ewg.org/2014sunscreen/best-sunscreens/best-beach-sport-sunscreens/

Grazielle Favretto disse...

ótimo post! eles entregam no brasil mesmo se comprar somente um protetor? vi que há outro sem ser bastão que custa 14,99 e parece ser mais fluído. Já experimentou esse?
obrigada

Michelle C. disse...

Obrigada! Sim, a iHerb entrega no Brasil mesmo comprando só um protetor.

O SPF 35 Sport Sunscreen Cream (que você viu) vem em bisnaga, mas é uma pasta e também não contém água, então não é exatamente muito fluido... O efeito é de pele mais brilhosa e mais esbranquiçada do que usando o protetor em bastão, então vai ser preciso mesmo usar um pó por cima. Por outro lado, o creme é ótimo para áreas extensas do corpo, e também protege bem, desde que não haja exageros na exposição ao sol, e contanto que a pessoa se lembre de garantir a proteção com a reaplicação periódica do produto.

Já experimentei também o SPF 30 Kids Sunscreen Cream, Tangerine & Vanilla. É muito bom, e tem um cheiro delicioso e natural de tangerina com baunilha. Deixa a pele menos esbranquiçada, mas é da linha Active da Badger. O outro filtro é da linha Sport, resistente à água por mais tempo.

Grazielle Favretto disse...

Muitíssimo obrigada Michelle! Sua resposta foi maravilhosa. Parabéns pelo seu blog, estou amando. Ontem fiquei lendo por mais de 6h vários e vários posts seus... Uma leitura completa informativa e muito agradável. Estou aprendendo muito. Gratidão por escrever e se dedicar a compartilhar. Eu também estou morando em Portugal! Pelo que vi, vc tb né? Beijinhos!!

Michelle C. disse...

Muito obrigada pelo comentário, Grazielle!! Eu moro no Rio de Janeiro, mas um dia visitarei Portugal! Beijos :)

Grazielle Favretto disse...

Michelle, acabei de descobrir um protetor muito natural aqui na europa e gostaria de compartilhar. É de uma marca italiana e contém somente filtros naturais. Custa 13 euros.

http://www.efeitoverde.com/Product-583-Protetor-solar-30.html

Segue a descrição que costa no site:

Creme solar de alta proteção, ideal para pele clara e durante os primeiros dias de exposição solar. Contém filtro natural. Não contém corantes, filtros químicos sintéticos nem parabenos.

Contém: óleos de coco*, de amêndoas doces *, de argão*, de jojoba* e de linhaça*, vitaminas A e E, gama orizanol, e extrato de cenoura*.
*Ingredientes de agricultura biológica certificada.

Ingredientes: aqua (água), olea europaea fruit oil, titanium dioxide, zinc oxide, caprylic/capric triglyceride, polyglyceryl-3 polyricinoleate, glycerin, *alcohol, *prunus amygdalus dulcis oil, *cocos nucifera oil, dicaprylyl ether, polyglyceryl-3 ricinoleate, alumina, stearic acid, *helianthus annuus seed oil, *simmondsia chinensis oil, *argania spinosa kernel oil, *linum usitatissimum oil, magnesium sulphate eptahydrate, hydrated silica, *daucus carota root extract, tocopherol, bisabolol, oryzanol, polyhydroxystearic acid, magnesium stearate, **parfum, benzyl salicylate, limonene, linalool.
* Ingredientes de agricultura biológica certificada.
** a partir de óleos essenciais.
Produto não testado em animais e sem ingredientes de origem animal.
Produto cosmético de uso externo. Sem LSS nem parabenos.
Dermatologicamente testado. Níquel testado: < 1 PPM

Controlado por ICEA (Instituto para a Certificação Ética e Ambiental – http://www.icea.info) e pela LAV (Liga Anti-Vivissecação italiana – http://www.infolav.org)

Fica a dica para quem está na europa ou passar por aqui. Vou encomendar para mim e volto para contar, ok?

Beijinhos!

Michelle C. disse...

Muito obrigada por compartilhar, Grazielle! Vou ficar esperando o seu relato :)

Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...